Engenharia da Computação

VA Informát

                             Informática - Vídeo-Aulas
A evolução de computadores digitaisPoucos duvidam que o computador seja um produto da engenharia, mas será que todos sabem como foi sua evolução até alcançarmos o produto como o conhecemos atualmente? Neste encontro, apresentaremos como se deu a evolução do computador, partindo de sua concepção original e passando pelas principais decisões e contribuições que o levaram a assumir um papel essencial na sociedade atual.



Elementos da organização de computadoresComo um computador funciona? Neste encontro, apresentaremos os blocos elementares que constituem um computador atual, suas funções e seus interrelacionamentos, os conceitos de instruções e de dados, e os princípios da representação binária.



Computadores: hardwareUma parte das funcionalidades do computador é realizada por meio de circuitos eletrônicos digitais; esse conjunto de circuitos constitui o hardware do computador. Neste encontro, apresentaremos o conjunto dos principais componentes de hardware usualmente utilizados em computadores atuais, com suas características e diferenças.



Computadores: sistemas operacionaisOutra parte das funcionalidades de computadores é realizada pela execução de sequências de instruções, ou programas. O conjunto de programas de um computador constitui o seu software. Neste encontro, apresentaremos um subconjunto do software que é essencial para a operação de qualquer computador: o sistema operacional, que realiza o papel de intermediador entre o hardware e os demais programas do computador.



Software: aplicativosUm panorama geral dos tipos de conteúdos manipulados por computadores atuais e dos aplicativos que os manipulam.

A lógica dos aplicativosCompreendendo a estrutura e a lógica de operação comum a todos os aplicativos de software, bem como sua relação com o sistema operacional e os recursos de hardware do computador.



Planilhas para EngenhariaUma introdução a um dos aplicativos mais utilizados por engenheiros: a planilha eletrônica. Apresenta o conceito e a estrutura básica de planilhas por meio de um exemplo usando o LibreOffice Calc.
Planilhas: tendências e projeçõesUma visão geral dos tipos de gráficos que podem ser produzidos em planilhas e dos mecanismos utilizados para analisar tendências e calcular projeções de valores a partir dos dados existentes.


   Aplicativos para computação numérica
Os riscos associados aos usos de planilhas para a realização de cálculos com grande volumes de dados e a apresentação de alternativas mais robustas: os aplicativos de computação numérica. São apresentados os três passos básicos para a utilização desse tipo de aplicativo e exemplos de constantes, funções e módulos complementares.
Aplicativos para computação simbólicaUma visão geral dos aplicativos que resolvem equações e realizam cálculos por meio de manipulação simbólica, com uma introdução ao aplicativo livre Maxima.


Recursos informacionais disponíveis na Web para fins tecnológicosApresenta recursos informacionais disponíveis na Web que podem ser necessários para fins tecnológicos e de inovação.


   
O software na elaboração de texto técnico-científicoApresenta os elementos típicos de um texto técnico-científico, como relatórios, monografias e artigos. Introduz os recursos presentes em editores de documentos para a elaboração de um texto técnico-científico, bem como os recursos de gerenciadores de referências bibliográficas. Apresenta também o software LaTeX para a construção de documentos técnico-científicos complexos.
Recursos necessários para apresentações públicasApresenta recursos informacionais e tecnológicos necessários para o planejamento da apresentação pública, os recursos necessários para a apresentação pública, e os recursos que podem ser utilizados após a apresentação pública.

Material Didático de Apoio

Nenhum comentário:

Postar um comentário