Engenharia da Computação

Introd Engª

Introdução à Engenharia

VIDEO 1 : INTRODUÇÃO Á ENGENHARIA
A história da engenharia e as necessidades da sociedade de hoje para engenheiros.
Prof José Roberto Cardoso

A engenharia é a profissão do milênio.É uma das profissões que mais agrega qualidade de vida.É uma das profissões mais importantes para a humanidade.Ela é fascinante, bela.

No começo do século XX, com a descoberta da penicilina, a expectativa de vida era de 29 anos.Com o surgimento da anestesia, passou para 35 anos.Mudou para mais de 60 anos, quando os engenheiros descobriram o saneamento básico, com o tratamento de dejetos humanos.

Quem fez o avião, o navio, o foguete e outras coisas mais, foram os engenheiros.Não existe atividade humana na qual a engenharia não esteja presente.Porisso é necessário mais engenheiros competentes para que a qualidade de vida do ser humano aumente a cada dia.

A medicina evolui graças ao trabalho dos engenheiros terem criados aparelhos de diagnósticos por imagens, dispositivos para auxiliar deficientes.A engenharia está continuamente evoluindo.Antes da física, antes de Newton, antes de Galileu, engenheiros já faziam obras para agregar valor ao ser humano.

Para o engenheiro, o mundo nunca está pronto, sempre tem algo á fazer.Não perde as oportunidades que passam ao seu redor e sempre procura algo á ser mudado, ser feito de outra forma mais racional, mais rápida.Exercendo essas curiosidades, tem mais chances de identificar projetos que podem mudar sua vida.Pequenos detalhes fizeram estudantes de engenharia milionários, porque ficaram observando problemas e propondo soluções.

As engenharias de produção e computação tem o maior potencial de inovação  no momento.Na engenharia da computação, a todo instante vemos inovações, software, sistemas e controles de processos.Na engenharia da produção vemos organização de processos, melhoria do trabalho, mudança no bem-estar do operário.

Em 2012, o Brasil titulou 45.000 engenheiros.O país precisa, todo ano de 60.000 engenheiros para atender a demanda, devido ao seu grande desenvolvimento, a partir dos anos 2000, com os grandes investimentos mundiais.Não se faz desenvolvimento sem engenheiros.

A engenharia é uma profissão que leva ao fascinante mercado de trabalho.A China titula 600.000 por ano, com 35% dos universitários; a Ìndia, 250.000 , com 21% dos universitários; a Coreia do Sul com 80.000 , 30% dos universitários; o Brasil, 45.000 , 10% dos universitários.Precisamos buscar estes números de desenvolvimento através de novos engenheiros.

Na década de 50, o engenheiro trabalhava isolado, tinha sua mesa onde fazia os cálculos, estudando, fazendo esboços, projetos e passava pra frente para ser produzido o produto.Hoje, o engenheiro não trabalha isolado, trabalha em equipe multi-disciplinar.Um produto projetado é impactado em todas as áreas.É importante essas áreas afetarem no desenvolvimento deste projeto.Essa equipe pode estar ao redor do mundo.

É bom o engenheiro conhecer outras línguas: o inglês é fundamental.Precisa ser comunicativo, fazer slides,uma transparência, uma apresentação bonita.Isso é impactante na profissão.Saber o sistema econômico mundial (se o produto encaixa no perfil do país), ter consciência ambiental (como o seu trabalho pode impactar a natureza), cadeia de suprimentos (saber custos dos produtos para otimizar preços), ciclo de vida (o impacto do produto no meio ambiente).

Por que pensar como engenheiro ?

                           

 -----------------------------------------------------------------------------

Introdução à Engenharia

VIDEO 2 : INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO
Definição de INOVAÇÂO.Tipos, importância, visão macro do processo de desenvolvimento de produtos.
Prof. Eduardo de Senzi Zancul

A inovação é um tema muito relevante, atualmente.Com frequência vemos representantes de empresas, pessoas do governo ressaltando a importância das empresas brasileiras inovarem mais.

A inovação é baseado em 3 conceitos: descoberta, invenção e inovação.

-Descoberta é a identificação de algo que já existia, não era do conhecimento da humanidade, conceito físico, científico.Ex: os cientistas identificaram os elementos químicos.


-Invenção: é a criação de algo novo, algo que não existia, geralmente materializado em um protótipo.Ex:

bloco de construção com pinos, reduzindo quantidade de cimento, ferros e condutos hidráulico/elétrico.

-Inovação é o desenvolvimento da invenção, quando gera negócios, resultados para as empresas. A inovação é algo diferente que gera negócios.Ex: quando o bloco passa a ser utilizado na construção das casas, ele torna-se uma inovação.Entre a invenção e a inovação há muito trabalho á ser realizado.Ex: os blocos serão feitos em larga escala.É necessário projetar os equipamentos para produção, organizar a distribuição e a venda dos blocos.Nem toda invenção gera uma inovação.Tem invenção patenteada que
não gera inovação.


Tipos de inovação
Existem vários tipos de inovação: produtos, serviços (rede de relacionamento), processos (criação de próteses dentária), modelos de negócio (indústria da música), vendas (porta á porta) e outros.


Graus de Inovação 
Os graus de inovação são variados.Uns são de variação menor e outros de variação maior.Variam de inovação Incremental á variação Radical.Ex: o carro se atualiza de ano á ano, de maneira incremental.Ex: a câmara digital, antes se usava filmes, hoje, através de arquivos.

Níveis de Inovação
Geralmente as empresas trabalham com os dois tipos de inovação:
-A incremental: ela é importante para manter os serviços ou produtos atualizados, mas não gera oportunidades de grandes negócios.
-A radical e traz oportunidades de grandes negócios, só que os riscos são maiores.Inovação não é somente alta tecnologia, é fruto de muito trabalho.É um processo organizável e gerenciável.

Motivações para a Inovação
-O avanço tecnológico motiva para a inovação.Ex: veículos rastreados via satélite.
-Novos hábitos de consumo também motiva para a inovação.Ex: Aparelhos celulares com software que tem controle do itinerário dos ônibus.
-A intensificação da competição motiva a inovação.Ex: as empresas estrangeiras, principalmente as asiáticas, trazem uma grande preocupação para as empresas brasileiras se aperfeiçoarem para a competição.
-Mudança no ambiente de negócios também motiva para a inovação.Ex: faixas exclusivas para ônibus com
controle via satélite, articulados, bi-articulados inovando o transporte público.

Importância da Inovação
-Traz lucros maiores para as empresas,
-Maiores chances de exportação,
-Aumento na qualificação e remuneração do emprego,
-Resultados para sociedade.

Exemplos de produtos desenvolvidos



Processo de Desenvolvimento de Produtos
Surge com novas idéias, resolução de problemas,análise das necessidades,combinação de preços com custos e as eventuais atualizações.É um conjunto de atividades estruturadas, da idéia até o lançamento do produto no mercado, o acompanhamento do produto no mercado e sua atualização.Quanto tempo dura este processo ? Depende do produto: aviões, 4/5 anos;carro, 2 anos; produto eletrônico, em torno de 6 meses.



Macro fases do PDP
-Planejamento do Projeto é feito o cronograma do desenvolvimento, pra 6 meses ou 2 anos, o tempo necessário para desenvolver o produto.
-No Projeto Informacional são coletados informações sobre o mercado, os clientes, as pessoas que vão usar os produtos, suas necessidades, até chegarmos no conjunto de especificações.Ex: no carro, a especificação seria o peso, o tipo de combustível, autonomia, velocidade máxima.
-No Projeto Conceitual é criado o conceito do produto, é a solução que vai executar as funções que as pessoas pediram, precisam e que foram identificadas no projeto informacional.Ex: para esquentar a água, pode-se utilizar a queima de algum combustível, a utilização de energia elétrica e uma resistência e o uso de energia solar.São conceitos diferentes que vão resultar em produtos diferentes.
-No Projeto Detalhado serão feitos os desenhos, especificações para que o produto seja produzido.É uma fase de grande geração de informações.
-A Preparação da Produção define a fábrica e todos recursos necessários para se produzir o produto e chegar ao mercado.
-O Lançamento do Produto é a última fase para a colocação do produto nas  lojas, a elaboração de catálogos, treinamento da força de vendas é executado.



É um processo amplo, complexo, que envolve várias capacitações, pessoas de várias áreas, que são tipicamente coordenadas por engenheiros trabalhando em conjunto.


Então, inovação é a criação de algo novo, diferente, que gera negócios.A inovação pode ocorrer em produto, serviços, processos, modelos de negócios, etc.A inovação é realizada por processos gerenciáveis.
E por fim, a inovação gera vantagens competitivas para empresas e para a sociedade.


Video de introdução do curso web em Gestão da Inovação. Professor Mario Sergio Salerno do Departamento de Engenharia de Produção, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

                                


-----------------------------------------------------------------------------------

Introdução à Engenharia

VIDEO 3 : VISÃO GERAL DA ÁREA
A engenharia da computação é uma área interessante, instigante, e trabalha muito com inovação, tecnologia de ponta, trazendo benefícios e mudanças culturais na vida das pessoas.

Desafios na engenharia da computação
Esta figura mostra o que a engenharia da computação oferece para as atuais situações de internet, novos equipamentos, conectividade, redes sociais.

Os desafios na engenharia da computação é conhecido como big data, onde  uma série de elementos, de sistemas, de informações, gerando informações que precisam ser armazenadas, analisadas, serem disponiveis para qualquer usuário.

Ex: Em 60 segundos há quase 700.000 buscas no Google, 1.700 download no Firefox, 13.000 download
para iphones.

O desafio do engenheiro de computação é trabalhar neste ambiente de grandes quantidades de dados e
informações.

   

A engenharia da computação está em diversas áreas.Na área da saúde temos vários sistemas para análises clínicas, diagnósticos; na área da ciência, temos sistemas que analisam genomas, DNA; na química
temos sistemas na produção de remédios, produtos químicos controlados, explosivos, usinas nucleares;
na indústria temos sistemas na área de logistica, produção de produtos; na eletricidade temos sistemas
para eletricidade inteligente, quanto está gastando, como está gastando; na sustentabilidade temos sistemas
que podem mudar hábitos, desperdícios, controlar lixos críticos.O engenheiro da computação vai se preocupar em montar sistemas críticos para a eficiência destes processos.

   



Outra área desafiante na engenharia da computação é a segurança da informação.Os EUA utilizam

acessos á informações de  internet, telefonia forma não autorizada.A engenharia da computação tem o
poder de interferir e também de previnir que aconteçam.As empresas precisam de sistemas que cuidem
do sigilo de informação.É uma área que cresce muito, principalmente bancos, e a engenharia precisa 
acompanhar este crescimento proporcionalmente.




O papel da engenharia da computação é trazer soluções para a vida das pessoas ser mais confortável.

Desenvolver equipamentos, aplicativos que ajudam na praticidade.


A carreira do engenheiro de computação
O engenheiro da computação pode exercer suas atividades na indústria, no governo, na educação e em
consultorias.Nem sempre ele é contratado como engenheiro da computação, ele atua junto á analistas de
sistemas, sistemas da computação.




Empresas que utilizam a inovação

-Empresa que visualiza a qualidade das mudas de plantas
-Empresa que traduz idiomas, nas ligações internacionais (telefonia/aplicativos)
-Empresas criadoras de aplicativos
-Empresas de leilões de produtos
-Empresas que fazem sistemas para gestão empresarial (Totvs)
-A Waze,envolve geografia, mapas,GPS, ajuda a chegar á um lugar
-WatsApp, transfere mensagens em segundos, escrita, de voz
-Serviços de Taxi

O engenheiro da computação tem que ter habilidade de conhecer o mundo, suas necessidades, criar sistemas que facilitem as atividades do mundo real.É uma área de muita inovação, exige conhecer as pessoas, processos, formas de trabalho, propor soluções criativas e suficientes, que façam diferenças tanto nas empresas como nas vidas das pessoas.



Você vai conhecer o que faz um profissional da Engenharia da Computação e a diferença desse curso com o de Sistemas de Informação e Engenharia da Computação. 


                               



                                                  

     ------------------------------------------------------------------------------------------

Introdução à Engenharia

VIDEO 4 : UM DIA NA VIDA DE UM ENGENHEIRO DE COMPUTAÇÃO
A cada ano, forma-se quase 2000 engenheiros da computação.Com a informatização mais presente em empresas de diversos portes e segmentos, o mercado de produção de software é o que mais absorve os
engenheiros da computação.

As empresas de desenvolvimento de software representa 40% no Estado de São Paulo, englobando fabricas de computadores, componentes e outros produtos.Este mercado é o que mais cresce em todo país.
Os serviços de tecnologia no Brasil deu um salto de 10,8 % entre 2011 e 2012, movimentando 230 bilhões de dólares.No mercado mundial estamos em 4o lugar, atras de EUA , China e Japão.São Paulo é responsável por metade do mercado de TIC, mais 43 mil empresa e 395 mil empregos.

O engenheiro de computação precisa ter um bom inglês.Trabalhar em equipe é fundamental.

Engenharia de computação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



O engenheiro de computação projeta e constrói computadores, periféricos e sistemas que integram hardware e software.1.
Engenharia de Computação é o ramo da Engenharia que lida com a realização de projeto e construção de computadores e de sistemas que integram hardware e software, viabilizando a produção de novas máquinas e de equipamentos computacionais para serem utilizados em diversos setores.
O computador é o sistema de computação mais conhecido. No entanto, o curso de Engenharia de Computação não foca no desenvolvimento de computadores de uso pessoal e sim de sistemas de computação em geral. Embora seja o mais conhecido, o computador representa apenas 20% de todos os sistemas de computação do mundo, sendo os outros 80% conhecidos como "Sistemas Embarcados", por serem sistemas de computação que fazem parte de um sistema maior, como: computador de bordo de aeronaves e navios, sistemas de monitoramento e controle de usinas e de plantas industriais. Grande parte dos eletro-eletrônicos de hoje são sistemas de computação, pois possuem microprocessadores, firmware e software avançados: TVs, celulares, microondas, geladeiras, etc.
O curso de graduação em Engenharia de Computação tem sido adicionado às universidades desde o início dos anos 1990. Algumas universidades como o MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos, optaram por unir os departamentos de Engenharia Elétrica e de Ciência da Computação.
No caso do Brasil, a maioria dos cursos de Engenharia de Computação surgiu como uma especialização do curso de Engenharia Elétrica, unindo com disciplinas provenientes do curso de Ciência da Computação. A Engenharia de Computação cresceu tão vastamente que acabou se separando da Engenharia Elétrica, embora em algumas escolas de Engenharia, ela ainda a integre.


                                                     

 Engenheira da computação Camila Ascendina mostra como é o cotidiano de sua profissão. Ela atua como engenheira de sistemas embarcados, com foco em hardware, no Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene).


                                 
                     
Paula Vilhena, repórter do programa "Pé na Rua" da TV Cultura, conversa com o Engenheiro de Computação da IBM, Adalberto Medeiros, no quadro "Qual é a Sua?".

                    


          ---------------------------------------------------------------------------------------  
Introdução à Engenharia

VIDEO 5 : Engenharia de Produção: Visão geral da área
Nesta aula, conheceremos os desafios na engenharia de produção: as principais áreas de estudo, a força de trabalho e o futuro.  
Prof  Willian Astolfi

Os desafios do engenheiro de produção
- Produzir mais com menos recursos
- Ser o elo entre a parte técnica e a administrativa

O engenheiro de produção tem que ter uma visão abrangente e ao mesmo tempo, ter a capacidade de entrar no detalhe do processo para fazer a diferença.

Principais áreas de produção
- Produção: planejamento de produção, projeto de fábrica, controle de qualidade, processo de gerenciamento de produções  industriais.

- Projetos: gestão de projetos, desenvolvimento de um novo produto, gestão de todo processo.

- Modelagem e otimização de sistemas: pela capacidade analítica e de gestão, é orientação pela parte de otimização.Dentro desta frente estuda as cadeias de valores, de suprimentos, modelagem para buscar um item ótimo.

Administração de empresas: dado ao papel técnico e administrativo de produção, este é um ponto relevante do engenheiro de produção.A gestão de operações, princípios de marketing, economia e finanças, organização de trabalho fortalecem o papel do engenheiro de produção.

Força de Trabalho do engenheiro de produção.
- Empresas de serviços: consultoria e instituições financeiras.

- Empresas Industriais: bens de consumo, automobilístico, outros.

-Consultorias: processos e de estratégicas.

Cargos e atuações que o engenheiro de produção pode atuar.
- Analista de negócios,analista de logística e com o tempo buscando posições mais relevantes.Começando com analítico e buscando a área de gestão .Como gestor, capacitar as pessoas que trabalham no grupo, inspirá-las para as atividades e desafios da empresa.Reforçar a parte técnica e buscando a capacidade de gestão, otimização dos processos que é responsável.

- O futuro do engenheiro, o seu papel será sempre de otimização dos recursos, fazer mais com menos, ser o elo entre o administrativo e o técnico.Desenvolver a capacidade de gestão, lidar com as pessoas para trabalhar da melhor forma.

Engenharia de produção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Engenharia de produção é o ramo da engenharia que dedica-se à concepção, melhoria e implementação de sistemas que envolvem pessoas, materiais, informações, equipamentos, enTextergia e maior de conhecimentos e habilidades, para que utilizando-se desse conhecimento especializado em matemática (Métodos Quantitativos), física (Métodos Quantitativos) e ciências sociais (Estrutura social da Organização), em conjunto com análise e projetos/atividades de engenharia e Programas de Desenvolvimento de forma geral, que ela possa especificar dentro de variáveis e constantes verificáveis dentro de uma Economia organizada, além de prever e avaliar os resultados obtidos por tais sistemas, controlados por Computadores.
De modo geral, a engenharia de produção, ao enfatizar as dimensões do sistema produtivo nas mais diversas organizações, ocupa-se das atividades de projetar processos produtivos, viabilizar Estratégias produtivas, planejar a produção, produzir e distribuir produtos que a sociedade valoriza. Essas atividades, tratadas em profundidade e de forma integrada por esta Engenharia, são de grande importância para a elevação da competitividade das Empresas e, por conseguinte, do País.






---------------------------------------------------------------------------------------
Introdução à Engenharia
VIDEO 6 : Engenharia de Produção - Um dia na vida do engenheiro
O vídeo mostra um dia na vida de um engenheiro de produção.


João Gabriel de Magalhães, é engenheiro de produção mecânica na empresa  Whirlpool ,onde produz máquinas e fogões da marca Consul e Brastemp na unidade de Rio Claro-SP.


Ele diz que o engenheiro de produção é responsável desde a parte econômica até a tomada de decisão (gestão), liderando grupos, discussão técnica de projetos, especificação de projetos e lançamento de novos produtos.Especifica o tamanho da linha de produção, eficiência de alguma máquina, abertura e fechamento de turno e atua como gestor, tanto de pessoas quanto de projetos, liderar um time produtivo ou administrativo.

Na linha de produção de lavadoras, calcula o ticket-time, a ocupação de cada posto de trabalho, especifica tarefa por tarefa a ser executada e o tempo que vai ser tomar de cada colaborador na linha de produção.

A engenharia de produção formou em 2012, 10938 engenheiros de produção, contra  9526 engenheiros civis, 6409 engenheiros elétricos, 6033 engenheiros mecânicos.

O engenheiro de produção tem espaço no mercado de trabalho nas áreas financeiras, mercado, viabilidade de projetos, análises de processos, especificação técnica de projetos e na gestão.

O aumento na procura destes profissionais dá-se no aumento de escolas profissionalizantes: em 1979 tinha 17 escolas, 2007, 270 e em 2012, 491..

Um dos pontos importantes na gestão do engenheiro é estar integrado á equipe, relações entre áreas para tomada de decisão.Saber uma língua estrangeira é de suma importância devido as empresas, em sua maioria, serem multi-nacionais.

A expectativa do engenheiro para o futuro é alinhar a tecnologia com a geração de empregos, com a qualidade de vida das pessoas com o produto confeccionado, na diminuição de resíduos na cadeia.Ter a tecnologia, não para tomar a geração de empregos, mas sim para reduzir esforços, facilitar a rotina das pessoas.Não ser gestor de máquinas, mas de pessoas com interfaces á tecnologia.

                   

O que é Engenharia de produção
 Enviado em 14/02/2012 Matéria realizada pela TV Mackenzie sobre o profissional de Engenharia de Produção. Apresenta exemplos de profissionais que atuam em diferentes mercados, demonstrando a multidisciplinaridade deste profissional.

                           

Habilidades de um Engenheiro de Produção

Enviado em 13/02/2012

Trecho de palestra do Professor Dário Alliprandini da ESEG.
No vídeo é ressaltado o diferencial do engenheiro de produção em relação às outras engenharias.

                            

Steve Jobs - Discurso em Stanford (2005) Legendado HD

Publicado em 12/06/2012 Em 2005, Steve Jobs, fundador da Apple, discursou durante a formatura dos jovens alunos de Stanford. Steve, que nunca foi formado, construiu seu império a partir de determinação e vontade. Assista e confira as palavras inspiradoras do homem que mudou o conceito de inovação no mundo.

                                 

Engenharia de Produção 
 Programa "Na Real" Enviado em 13/10/2009 http://guiadoestudante.com.br Confira o dia-a-dia de um profissional de Engenharia de Produção

                                 

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Introdução à Engenharia

VIDEO 7 : O processo de design e a forma de pensar do engenheiro
O engenheiro utiliza ciência e tecnologia disponíveis, e raciocínio lógico, para projetar e construir soluções para problemas da sociedade. O projeto de engenharia resume esse método de solução de problemas. Deve sempre levar em conta os objetivos dos clientes e as necessidades dos usuários.
Prof  Davi Nakano

A forma de pensar e o projeto de engenharia
O engenheiro projeta e implementa soluções para problemas da sociedade, utilizando o conhecimento científico e a tecnologia disponível, procurando conseguir os melhores resultados.O engenheiro soluciona problemas utilizando tecnologia, projetando e implementado soluções, fazendo melhor uso dos recursos para atingir os melhores resultados.

O engenheiro utiliza o raciocínio sistêmico, tendo visão do todo (sistema), avaliando os resultados ao longo do tempo.A visão do todo considera o resultado econômico, os impactos sociais, impactos ambientais, no curto, médio e longo prazo.O engenheiro utiliza muitos modelos (simplificação da realidade) que sãos complexa, com muitos elementos, simplificando para que seja viável economicamente e viável tecnicamente.Suas decisões são trabalhadas em cima de incertezas (nem tudo é previsível, se sabe ou se conhece) e riscos que se toma.

Processos  no projeto de engenharia
  • Identificar o problema
  • Coletar dados e informações
  • Buscar alternativos de soluções
  • Escolher a melhor alternativa
  • Elaborar o projeto
Atividades chaves no projeto
  • Definir o problema ou necessidade
  • Conceber alternativas
  • Estudar a viabilidade econômica, social, ambiental
  • Escolher a alternativa
  • Planejar e projetar a solução
Além do engenheiro, o cliente e o usuário são os participantes no projeto.O cliente e o usuário nem sempre são os mesmos.Em uma construção de rodovia, o cliente é o governo e o usuário são as pessoas.O projeto que o engenheiro provê tem que atender o cliente e o usuário.

Designer Thinking
É um método de projeto que prioriza as necessidades do usuário.O engenheiro tem que entender o que as pessoas desejam (usuários), o que é possível fazer (tecnologia disponível) e o que é viável financeiramente, até chegar  ás soluções desejáveis, praticáveis e viáveis.O designer thinking é compreender e entender as necessidades do usuário (empatia); é sintetizar e definir quais são estas necessidades; é criar e explorar soluções; é desenvolver e testar protótipos e modelos para a decisão do projeto em atender as necessidades do cliente.

No    tradicional, você  concebe, vai  até  o  final, faz   o detalhamento para, então, construir o protótipo gastando
muito recursos e tempo.Neste novo modelo, vai projetando e experimentando com rapidez, tendo uma idéia mais rápida daquilo que funciona melhor e do que não é tão bom dentro da sua solução.


Design thinking

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Design Thinking é o conjunto de métodos e processos para abordar problemas, relacionados à aquisição de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções. Como uma abordagem, é considerada a capacidade para combinar empatia em um contexto de um problema, de forma a colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto; criatividade para geração de soluções e razão para analisar e adaptar as soluções para o contexto. Adotado por indivíduos e organizações, principalmente no mundo dos negócios, bem como em engenharia e design contemporâneo, o design thinking tem visto sua influência crescer entre diversas disciplinas na atualidade, como uma forma de abordar e solucionar problemas. Sua principal premissa é que, ao entender os métodos e processos que designers usam ao criar soluções, indivíduos e organizações seriam mais capazes de se conectar e revigorar seus processos de criação a fim de elevar o nível de inovação.
Assim, ao utilizar métodos e processos utilizados por designers, o design thinking busca diversos ângulos e perspectivas para solução de problemas, priorizando o trabalho colaborativo em equipes multidisciplinares em busca de soluções inovadoras. Dessa forma, busca-se “mapear a cultura, os contextos, as experiências pessoais e os processos na vida dos indivíduos para ganhar uma visão mais completa e assim, melhor identificar as barreiras e gerar alternativas para transpô-las” . Para que tal ocorra, O Design Thinking propõe que um novo olhar seja adotado ao se endereçar problemas complexos, um ponto de vista mais empático que permita colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto e gerar resultados que são mais desejáveis para elas, mas que ao mesmo tempo financeiramente interessantes e tecnicamente possíveis de serem transformados em realidade.

Design Thinking - Rafael Leão @ Ossobuco

É possível observar o seu negócio de uma forma diferente, ao associar a essência do design com a colaboração, empatia e ...


Talknow 08 - Design Thinking & Estratégico

Olá talkers! Este é nosso oitavo programa e o convidado da vez foi o empresário e professor de pós graduação da Business ...
----------------------------------------------------------------------------------
Introdução à Engenharia

VIDEO 8 : “Team-Building" em engenharia
Nesta aula, apresentamos os desafios ao trabalhar em grupo e os desafios em grupos virtuais. Apresentamos ferramentas e exercícios de criação de grupos e discutimos a colaboração virtual.
Prof  Roberto Marx

O trabalho de um engenheiro constitui-se de uma parte técnica e de outra parte comportamental.Por outro lado, o trabalho do engenheiro é baseado em projetos que é uma série de atividades delimitado com um tempo para realizar, buscando um conjunto de resultados claros.O engenheiro encontrará diversos tipos de projetos: maiores, menores, curto, longo, coordenar, delegar, abrangente.Terá projetos regionais, nacionais e mundiais.Tipos de conhecimento que o projeto vai requerer.

O trabalho em grupo,em equipe, compartilhará recursos de informação, tecnológico para desenvolver um resultado comum.Tipo de grupo pode ser reconhecido pelas diferenças entre o alcance de sua autonomia, presença de indicadores para avaliar a execução do serviço e hierarquia interna.Há necessidade de alguns grupos serem virtuais através da tecnologia virtual, por estarem em diversos lugares ao mesmo tempo.

Team-building trata-se de um conjunto de técnicas, ferramentas, treinamentos, desenvolvimento que profissionais desta área executam para fortalecer o lado comportamental de um grupo.É fazer que os engenheiros entendam os perfis profissionais, estilos de liderança, formas de comunicação para conseguir levar o projeto com qualidade de forma generalizada.

O engenheiro precisa saber trabalhar em grupo para evoluir na sua carreira (técnica ou gerencial); para contribuir com os resultados da empresa ou instituição em que trabalha; como forma de possibilitar ganhos de conhecimento e de habilidades pessoais.



Video - Design centrado no humano

    1. Design centrado no usuário, design de interação e experiência do usuário - Jordana Mello @ Ossobuco

      Jordana Mello fala como essa visão ajuda a desenvolver produtos e serviços de maior valor para a vida de quem vai usá-los.
      • HD
    2. Design de Interação: usabilidade e experiência em produtos e serviços

      Érico Fernandes Fileno é pioneiro no design de interação no Brasil. Desde 1995 cria serviços inovadores e centrados no ser ...
      • HD
--------------------------------------------------------------------------------------------
Introdução à Engenharia

VIDEO 9 : Empreendedorismo na Engenharia
Tudo que você queria aprender sobre empreendedorismo em 25 minutos. Como um engenheiro pode ser um empreendedor. Exemplos de empreendedorismo na engenharia. Visão geral da cadeia de suprimentos.
Prof J.A.Lerosa

CHA
  • Conhecimento - Saber
  • Habilidades - Saber Fazer
  • Atitudes - Querer fazer do modo certo
Atitudes depende dos VALORES
  • Ética - Pertinência á uma sociedade
  • Sustentabilidade - Habitante de um planeta (cuidar do planeta)
  • Empreendedorismo - Proatividade
Empregabilidade: Como ser valorizado numa organização
  • Ter os conhecimentos úteis
  • Ter as habilidades necessárias
  • Ter as atitudes que resolvem
O que é empreendedorismo ?
É ter um gosto por desafios, o empreendedor não quer saber de incertezas, nem de riscos desconhecidos.O empreendedor lida com o risco tornando-o totalmente conhecido e  se preparando para enfrentá-lo.A persistência é muito importante, geralmente chega-se no objetivo depois de 3 ou 4 tentativas.Cada vez se supera riscos e dificuldades, claro que depende de quanto dinheiro se tem.

O empreendedorismo será tão importante para o século 21 quanto foi a revolução industrial no século 19, disse Jeffry Timmons.Revolução Industrial : fim do trabalho pesado e início do trabalho  inteligente; Revolução do empreendedorismo: riscos calculados - meritocracia.A importância passou a ser a inteligência que o serviço era executado.O trabalho calculado transforma em processos,automatizados.Várias profissões estão sendo substituidas por sistemas, por exemplo, agentes de turismo.

Como exemplo de risco calculado, temos D. Emanuel I, rei de Portugal nos anos de 1490, quando enviava navios para descobrir novas terras, com o conceito de se pelo menos uma voltasse, valeria a pena o empreendimento.

O empreendedorismo da engenharia
A engenharia é por princípio empreendedor.

Características de um engenheiro
- O engenheiro é um executor de ações.
- O engenheiro é um planejador de ações.
- O engenheiro aproveita as oportunidades para inovar.

Pesquisa é transformar dinheiro em conhecimento, inovação é transformar conhecimento em dinheiro.

Objetivos geralmente associados ao empreendedorismo
- dinheiro
- poder
Dinheiro e poder não podem ser objetivos, mas consequência da capacidade de gerar valor (monetário, social, religioso, político, cultural, esportivo) que se pode desenvolver.

Reputação Pessoal
O valor que a pessoa tem para a sociedade depende de sua reputação pessoal.O empreender é aquele que sabe executar, sabe planejar, sabe inovar.Se a sociedade percebe que se cria essa reputação com persistência, com a preocupação de se criar valor, vai saber que sabe executar, planejar e inovar,gerando valor para a sociedade.

Empreendedorismo é abrir uma empresa ?
Não, necessariamente, pode-se , como exemplo terceirizar uma atividade á alguma empresa.

Risco e Lucro
O empreendedor corporativo é colaborador de uma empresa e parceiro dela.
O empreendedor é aquele que assume riscos ao executar, planejar.

Definição de empreendedor
É aquele que domina sua funções executivas; seleciona objetivos ;persegue objetivos selecionados; decide conflitos entre objetivos rapidamente; perante o inesperado, parte para o plano B; minimiza uma perda provocada por um risco que se concretizou.

Inventando seu Futuro
Tempo é o recurso mais escasso;
Forma de usar melhor o tempo : planejá-lo
Forma de planejar o tempo: inventar o futuro

Atitude em relação ao risco
Riscos são inevitáveis
Só ganha quem sabe perder
Só aprende quem erra

Minimizar o risco
Eliminar o risco
Transferir o risco
Reduzir o risco

O empreendedorismo e as profissões
Qualquer profissional só tem a ganhar sendo empreendedor.
O empreendedor é um colaborador
A equipe é empreendedora
Empreendedorismo é um esporte de equipe

O empreendedor fala muitas línguas
A língua da tecnologia
A língua das negociações
A língua das finanças
A língua das leis

O empreendedor na empresa atual
O futuro da empresa depende de sua capacidade para inovar
Inovar é transformar conhecimentos em riqueza

Desenvolvendo a atitude empreendedora
-Técnicas de trabalho em equipe com altos resultados
-Técnicas de criatividade
-Técnicas de representação de visões do futuro
-Técnicas de planejamento do tempo
-Treinamento em foco, persistência e resiliência (fazer voltar alguma coisa torta sem efeito reversivo)

Tendência no futuro próximo
-Automatizar a resolução de problemas já conhecidos, que deixaram de ser problemas
-Definir métodos regrados e automatizá-los, dispensando o engenheiro
-Sobram, apenas, as tarefas empreendedoras
-Ninguém é contratado para resolver um não-problema.

Condições básicas para o sucesso do empreendedor
Hipótese de geração de valor : eu sou útil
Hipótese de crescimento: eu sou útil para muitos
Hipótese de escalabilidade: eu consigo atender á muitos

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
              Introdução á EngenhariaVideo-aula 10 - Introdução às ferramentas de EngenhariaApresentação de ferramentas de engenharia como: CAD (Computer Aided Design), ferramentas de simulação e ferramentas experimentais.                                                                                                                           Prof Marcelo Alves
CAD: Projeto ou desenhos auxiliado por computadorA idéia é usar toda a capacidade dos computadores, de processamentos e arquivamento de dados para lidar  com  coisas  que  dificeis  de  serem  realizadas  somente  pelo  humano.Até 1960, os desenhos de engenharia eram feitos á mão, por uma mão-de-obra muito especializada.Até hoje o cadista é  uma pessoa especializada , não com o mesmo nível do desenhista projetista que havia até 30-40 anos atrás.
                        

Os  principais elementos do sistema CAD é uma tela, um sistema de escrita (mouse ou caneta) e o computador.Os celulares atuais tem mais memória que aqueles computadores (320 kbytes).
O CAD, o CAE e o CAM vieram para resolver os problemas das indústrias que começaram a ficar mais complexas.Após as guerras mundiais, com o início da corrida espacial, surgiram foguetes, usinas nucleares, navios nucleares.O volume desses projetos não foram mais possíveis armazenar em papeis e lápis, máquina de escrever, na cabeça dos engenheiros e gerentes de projeto.Esse auxílio foi o computador.
Colaboração IndustrialComeçam com os principais  usuários  e  os  desenvolvedores de software.No CAD temos as principais montadoras, empresas aero-espacial que começaram com esta linha de programas, software.Começaram fazendo desenhos em 2D, em pranchetas eletrônicas.
Surgem os desenhos em 3D- Desenvolvidos principalmente na Europa- Bezier (Renault) e Casteljau (Citroen)
Os primeiros aplicativos comerciais- Apareceram no final dos anos 60.
  • Applicon
  • Auto-trol
  • Mcauto

Nos anos 70
- Os principais produtos não são desenvolvidos pelos maiores usuários
  • Ford (PGDS)
  • GM (CADANCE)
  • Nissan (CAD1)
  • Toyota (TINCA)

Majoritariamente 2D
- Redução nos erros dos desenhos- Reaproveitamento de desenho
Os computadores eram instalados em salas, muito caro e muito complexo.O  IGES é o primeiro formato padrão de dados, utilizados e atualizados até hoje sendo o formato mais básico dentre eles.No final dos anos 70 começam a separar o hardware do software.

                                                 
Anos 80- Estações de trabalho INUX- Início da competição entre fornecedores de software- 1982 - CAD para PC (autocard)- Modeladores sólidos- Grandes usuários de CAD param de desenvolver soluções próprias de CAD

Com a chegada do computador de uso doméstico, o CAD passou a ser utilizável pelo profissional e pelo estudante.O usuário precisava de várias horas para aprender os vários teclados e havia um computador dedicado ao software com sistema operacional INUX e as estações custavam na ordem de 500 mil dolares.Portanto poucas pessoas tinham  PC.


Parametrização: é quando se faz uma alteração em um projeto, em um desenho e todo sistema atualiza junto, exemplo, alteração de peças, alterando seus diâmetros.

Modeladores de Sólidos: arquiteturas para representar um desenho tridimensional em fórmula matemática.Os modeladores mais usados são: ACIS, Designerbasic e Parasolid.É uma modelagem matemática muito complexa e que vai se incrementando, atualizando.


Década de 90
- CAD 3D para PCs
- Aparecimento do PDM (gerenciamento de dados do projeto)
- Concorrência dos PCs  aos equipamentos UNIX
- Visualização da Internet
- Na indústria, a crescente pressão para o desenvolvimento de novos produtos em menor tempo, levou a integração de CAD, CAE, CAM, PLM
- Ferramentas colaborativas que  permitam o desenvolvimento de produtos com a participação de engenheiros em diferentes plantas ao redor do mundo.Compartilhamento do mesmo arquivo e mesma tela.

CAE - Projeto auxiliado por computador para fazer cálculos
O computador digital foi idealizado para fazer cálculos, desde sua origem.

-Origens remontam ao primeiro computador construido em 1945.
- Implementação de métodos numéricos para a solução de equações diferenciais.
- Método dos elementos finitos (análise estrutural, transmissão de calor ,eletromagnetismo)

Não existe tentativa e erro em engenharia, existe simulações.Quando não se tem recursos, tempo, então, não se pode correr riscos em falhar com uma máquina completa.

Desenvolvimentos principais
-Métodos numéricos
-Novos modelos teóricos

Etapas principais no uso de ferramentas CAE
-Elaboração do modelo - Integração com CAD ( o engenheiro pode testar do program em funcionamento de produção, alterando a peça ou o material) 
-Análise do modelo
-Análise dos resultados
-Exemplos: teste aerodinâmico de um carro de corrida, sem precisar do piloto e de combustível); testes em avião, máquina de lavar ou até mesmo batedeira de bolo.Hoje todos os produtos são simulados.
-Modificações e atualizações nos modelos

CAM - Fabricação auxiliada por computador
- Auxilio via computador da programação da manufatura
- Origens:
1)Programação das máquinas de comando numérico
2)Programação dos dispositivos de automação da manufatura

Antes a máquina era controlada por um código numérico para fazer uma peça.Com as impressoras 3D, permitem que eu tenha a simulação do modelo, da produção da peça e também permite simular a fábrica inteira.Uma linha de montagem pode ser simulada sem que o produto exista.

Os engenheiros de produção conseguem descobrir gargalos de produção, necessidades de estoques de peças, antes que o produto exista fisicamente.Ex: linha de produção de automóveis.

Precisa-se substituir os produtos no mercado segundo sua demanda.Ex: um automóvel é substituido a cada 3 anos; um celular, a todo momento.Sem ferramentas de simulação é impossível.


PLM : Integração do CAD, CAE, CAM  (gerenciamento do ciclo de vida do produto
Todas estão inseridas em um software mais poderoso em que as informações dos produtos estão gerenciadas num programa PLM.Comunica as informações dos profissionais que estão trabalhando, gerencia banco de dados de informação e informações gerenciais da empresa.

O engenheiro não só é tecnico, ele cuida de negócios, é empreendedor, gerente de negócios e sem estas ferramentas é impossível empreender este tipo de gerência.

O uso do computador permitiu o aumento de volume de projetos de dados.Sem ele não conseguiria projetos volumosos, expressivos, qualitativos.



Antes os engenheiros paravam para pensar, projetar; hoje se pensa, se projeta com auxilios destes sistemas.No futuro, a tendência é aumentar o compartilhamento destes sistemas, como vários aplicativos até com sites de relacionamento: telepresença. 




1.1 Apresentando a história do AutoCAD - Curso AutoCAD 2013 Criação de Desenhos 2D


                        

----------------------------------------------------------------------------

Introdução à Engenharia

Video-aula 11 - Sustentabilidade e ética na engenharia
O que é sustentabilidade. Sustentabilidade na Engenharia. Análise do ciclo da vida. Ética e engenharia.       Prof ª Tereza Cristina Melo
Sustentabilidade é atender as necessidades da geração atual, sem comprometer os recursos naturais para as gerações futuras.Práticas sustentáveis é a garantia que os recursos são utilizados na mesma taxa em que é possível recuperá-losPilares da sustentabilidade- Econômico: legalidade, competitividade, imagem e economia.- Social: empregados, clientes, fornecedores, comunidade, família, distribuidores- Ambiental: cadeia produtiva (Material, pacote, produção e montagem, transporte e distribuição, uso e serviço e fim de vida).Uso da terra, água, lixo, biodiversidade, química e energia- Cultural: legados, ética - valores - cultura, preservação-salvaguarda da cultura.
(Video) Sustentabilidade: ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo, culturalmente diverso.É o equilibrio do que a gente precisa da natureza com o que a gente oferece em troca; economizar recursos e utilizar melhor o que consome: água e energia.Reciclar é diminuir resíduoa e poluentes; é pensar para onde vai tudo o que a gente produz e descarta e de onde vem tudo o que a gente usa.É tratar o meio ambiente com respeito que ele merece, retribuir o que sempre inspirou. 
Os desafios da sustentabilidade- Gás efeito estufa e energia- Residuos do lixo- Biodiversidade- Água- Produtos tóxicos, meio ambiente e seres humanos- Uso intensivo da Terra
1ª onda: leis e fiscalização (meio ambiente) 19802ª onda: gestão empresarial - 19823ª onda: sustentabilidade e responsabilidade social - 20004ª onda: design sustentável - mude a forma de fazer
Engenharia e sustentabilidade- Concepção e design: reutilização do computador, telhas com células solares, lâmpadas eco-econômicas- Produção: fazer o produto pensando na sustentabilidade- Distribuição final pós-consumo: tratar os resíduos
            


           
                

          
                       
Análise de Ciclo de vida- Técnica para avaliação de aspectos ambientais e dos impactos potenciais associados a um produto, incluindo etapas que vão desde a retirada da natureza de matéria-primas elementares para sua produção até sua destinação final.
- Oferece, por exemplo, informações e subsídios para:a) Redesign de produtos, com seleção mais adequada das matérias-primas.b) Reengenharia de processos, considerando os impactos socio-ambientais.
- Rastreio de CDV, análise simplificada e análise completa.
- É realizada tipicamente de modo interativo
- Pode ser realizada em diferentes níveis de detalhamento com diferentes níveis de qualidade de dado e tempo e custos envolvidos:a) Rastreio de ACV: oferece uma estimativa do desempenho ambiental do sistema.Provê uma compreensão rápida da economia do produtob) ACV Simplificada: pode representar um nível a mais de detalhamento do sistema ou o estudo de um aspecto específicoc) ACV completa: inclui todo ciclo de vida do produto, envolvendo a realização interativa de ACV com o refinamento gradativo de rastreio de ACV e ACV simplificada.
- Mudança de estratégica de mercadoa) Simbiose industrial
- Geração de novos modelos de negócios e tecnologiasa) mineração de lixo eletrônicob) produção de adubo a partir de Lixo orgânico
                          

-----------------------------------------------------------------------------                   Introdução à EngenhariaVideo-aula 12 - Pesquisa em engenhariaPesquisa em Engenharia na universidade: estudo de caso.Prof Antonio Saraiva
EngenhariaTermo aplicado na revolução industrial aos sujeitos que cuidavam dos engenhos, artefatos mecânicos que convertiam a energia do vapor em energia mecânica.Do latim, talento, qualidade nata.No geral, produzir, gerar, criar, contribuir.
É, também, aplicação de princípios e conhecimentos cientìficos e técnicos, individuais ou em conjunto, para o projeto e desenvolvimento de estruturas, máquinas, aparatos e processos.
Ciência é a atividade intelectual e prática que envolve o estudo sistemático da estrutura e comportamento do mundo físico e natural por meio da observação e da experimentação.
Engenharia vs, Ciência- A ciência visa entender o "porque" e o "como" da natureza.- A engenharia visa moldar o mundo natural para satisfazer necessidades e desejos humanos.- Visão Tradicional: a ciência visa entender o mundo como ele é, a engenharia visa mudar o mundo - Visão atual: interdependênciaa) A experiência na ciência depende crucialmente da engenharia e sua tecnologiab) a engenharia e sua tecnologia influencia fortemente os resultados científicos.
             
Pesquisa- É o estudo ou investigação sistemáticos direcionados ao conhecimento do objeto estudado- Visa a avançar o conhecimento naquela área, sobre aquele objeto- Procura abordar e resolver um problema importante, original e significante.- Estudos sistemáticos ao estabelecimento de novos conhecimentos na engenharia- Método científico: Questão, hipóteses, experimentos, resultados e conclusões                 


         

                      
            
                          

                                EXEMPLOS DE PESQUISAS EM ENGENHARIA
                       
                      


             
                       


                        


                          


                            


                            


                            


                             


Iniciação Científica  é a pesquisa realizada por alunos de graduação.No brasil, as pesquisas são feitas mais nas faculdades e menos nas empresas, ao contrário de outros países.Porque fazer iniciação científica:

- Como oportunidade de carreira profissional
a) na academia
b) nas empresas

- Gerar novos conhecimentos
a) satisfação pessoal
b) contribuir para o avanço e o bem-estar da humanidade

- Aprendizagem ativa

- Desenvolvimento de habilidades:
a) expressão oral e escrita (propostas, relatórios, apresentação dos resultados)
b) sistematização de idéias e referências teóricos das aulas
c) planejamento e organização das atividades
d) síntese de observações ou experiências

Como fazer iniciação científica
- Identifique uma área que lhe interessa
- Visite laboratórios, converse com professores e colegas, informe-se
- Procure um professor que possa ser seu orientador no trabalho
- Escreva um plano de pesquisa, juntos
- Submetam o plano á uma agência / órgão financiador (opcional) ( FAPESP/CNPQ)
- Desenvolva o trabalho

                       Texto - Iniciação Científica

                         Slides da Video-aula 12

                        Texto - Engenieer Design

                 Texto - Comparing the engeenier

                10 - The Scientific Method Made Easy


                        

------------------------------------------------------------------------------------
Introdução á Engenharia
Video-aula 13 - Pesquisa em engenharia na indústria: estudo de casoAbordagem sobre a importância da pesquisa em engenharia no setor industrial, suas vantagens, abrangência, cenários e desafios. Citação de exemplos por meio de estudo de caso.    Prof Glaucio Santos
Atividades estratégicas: desenvolver novos produtos e descobrir inovações.Prioriza tecnologias já existentes, formados por engenheiros, cientistas, engenheiros de pesquisas.O desenvolvimento de produtos é para curto e médio prazo, quando ás inovações, longo prazo. 

                      

   Classificação de Processos de R&D (pesquisa e desenvolvimento)
  1. Pesquisa Básica: objetiva um conhecimento mais completo ou compreensão do assunto em estudo, em vez de uma aplicação prática.Quando aplicado ao setor industrial, é definida como pesquisas que ampliem o conhecimento científico, mas não tem objetivos comerciais específicos, embora tal investigação pode ser nas áreas de interesse atual ou potencial para a empresa.
  2. Pesquisa Aplicada: é dirigida para obtenção de conhecimento ou a compreensão necessária para determinar os meios pelos quais uma necessidade reconhecida e específica, podem ser atendidos,Na indústria, a pesquisa aplicada inclui investigações voltadas para a descoberta de novos conhecimentos tendo objetivos comerciais específicos com relação  a produtos, processos ou serviços.
  3. Desenvolvimento: utiliza-se da sistemática do conhecimento ou compreensão a partir de pesquisa para a produção de materiais uteis, sistemas ou métodos, incluindo a produção e desenvolvimento de protótipos e processos.
Diferença entre o desenvolvimento de engenharia
- Engenharia é a aplicação do conhecimento state-of-the-art para a concepção e produção de bens comercializáveis.
- Pesquisa cria conhecimento, e os projetos de desenvolvimento e constrói protótipos e prova sua viabilidade.

              




R&D é sinônimo de inovação: um outro ponto de vista                                                             Grande investidores em R&D, geralmente, não buscam inovações.Geralmente investem em programas históricos, seguindo padrões históricos e tentando defender e ampliar o negócio histórico.Eles gastam grandes somas tentando sustentar, ou retomar, o sucesso.Inovadores não tem foco no que investem, mas onde investem.As empresas mais conhecidas por inovação não investem, ano após ano,em seu antigo negócio.Em vez de cavar fundo o que eles já sabem, eles investem em algo novo, exclusivo.Tentam encontrar novas soluções para velhos problemas, utilizando as novas tecnologias.Eles tentam desenvolver soluções que realmente podem mudar o mercado, ao invés de tentar fazer algo que já existe , de maneira melhor, mais rápido e mais  barato.               
 
  •  Principais desafios  
  1. Mudar de  uma função específica para integração - pesquisa + engenharia 
  2. Localização perto de centros de criação de tecnologia e conhecimento de aplicações
  3. Integração das unidades de R&D em redes globais - efeito da globalização  
  4. Estabelecer estruturas sobrepostas - garantir a comunicação e a transferência de know-how   
  5. Processos descentralizados de R&D e equipes de inovação virtuais    
  6. Maior integração de mestres e doutores na indústria brasileira
  7. Parcerias universidades/indústria
  •   Alguns dilemas
  1. Pesquisa Local x Global   , quem investe no que ?
  2. Processos e hierarquia somados com a criatividade e a disciplina     
  3. Ambiente controlado     
  4. Grupo confinado ou interativo ?  
  5. Longa prazo x curto prazo
---------------------------------------------------------------------------------   

Introdução á Engenharia
Video-aula 14 - Engenharia, Sociedade e Responsabilidade Social"NAE Engineering Grand Challenges”. Preparação para entrar no mercado de trabalho da engenharia. Como é ser um engenheiro no Brasil - Quais são os desafios atuais. Internacionalização.Prof David Delani
Responsabilidade Social ( Meu papel como engenheiro para cuidar do meu país e planeta)
  • Os 14 maiores desafios que o engenheiro pode enfrentar:
  1. Energia solar econômica
  2. Energia a partir da fusão
  3. Sequestro de Carbono
  4. Gerenciar o ciclo do nitrogênio
  5. Acesso á água limpa
  6. Infra-estrutura urbana
  7. Informática na saúde
  8. Melhores medicamentos
  9. Engenharia reversa do cérebro
  10. Terrorismo nuclear
  11. Ciberespaço seguro
  12. Realidade virtual
  13. Aprendizagem personalizada
  14. Engenharia das ferramentas da descoberta científica
                
                 

Manter e melhorar a Infraestrutura Urbana
O que é Infraestrutura ?

Infraestrutura é a combinação de um sistema de obras e serviços que sustenta uma comunidade, região ou um país.Ela inclui desde a água para cozinhar até as redes de rodovias e ferrovias para ajudar no esforço nacional para o desenvolvimento.A matriz energética exerce um papel importante nesta tarefa.

O engenheiro tem que ter criatividade, praticando e enfrentando os desafios.Tem que ser comunicador, ter boas apresentações, líder,  flexível, escutar novas idéias, ter pensando global.

Engenharia no Brasil
  • Abundância de recursos naturais
  • Restrição de recursos financeiros
  • Temos falta de profissionalismo
  • O não cumprimento de prazos
  • Impacto da globalização 
O engenheiro tem que ter uma participação ativa nas entidades de classe.CREA fiscaliza a profissão de engenharia.O sindicato dos engenheiros atua nas questões dos engenheiros.A sociedade de engenharia contribui em muitos projetos  aos engenheiros.O engenheiro nunca para de estudar.

Desafios dos engenheiros brasileiros
  • Inovações (interessar em artes, designer)
  • Patentes (tem que patentear o que inventar)
  • Fazer mais com menos
  • Energia, água, sustentabilidade e saúde
  • Desequilíbrio regional
Expereriência Internacional
Eu deveria estar preocupado com  aumento da minha experiência e exposição internacional ?
Sim, conhecer novas culturas, novas línguas, novas tecnologias.

         



             


                
















--------------------------------------------------------------------

Claudio Antonio Pereira
Engª da Computação
Sábado á Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário