Engenharia da Computação

Informática

                               Informática

VIDEO 1 : A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES
Poucos duvidam que o computador seja um produto da engenharia.Apresentaremos sua evolução, desde sua concepção, as principais decisões e contribuições que o levaram a assumir um papel importante na sociedade atual.
Prof. Ivan Luiz Marquez Ricarte

Computador, um produto de engenharia
O computador é formado de várias unidades: uma caixa, um gabinete, um monitor e um teclado.Pode possuir outros  dispositivos periféricos acoplado.O computador não fica nisso, temos o computador mais inteligente do mundo, Watson, com super-poderes. Os computadores estão presentes em pequenos dispositivos, os portáteis: notebook, netbook, tablet, smartfones.Temos os computadores embarcados, com funções específicas: câmera digital, máquinas de cartão, caixa eletrônico, leitor de livros eletrônicos, instrumentos musicais, TV com smartv.Temos os sistemas críticos: controles de avião, equipamentos médicos, controladores da NASA e de usinas nucleares.


Computador, em alguma tradução, quer dizer: que faz cômputos, cálculos.Antigamente os cálculos, tabelas eram feitos por várias pessoas em uma sala.Ex: tabela astronômica do sec XV, utilizada para navegação; tabelas de logarítimos, de 1604.Uma das primeiras calculadoras, o ábaco, foi surgindo e inovando a cada tempo.


Charles Babbage, em 1822, propôs ao governo britânico a construção do engenho á diferença.Era uma calculadora que executava funções mais complexas por meio de aproximações polinomiais, usando o método das diferenças.Ele não ficou neste invento, ele partiu para o engenho analítico,todo programável, mecânico, mas seria o que faz um computador, hoje em dia.Para a entrada de dados, usava cartões perfurados, utilizados nas indústrias de tecidos.Tinha um processador, onde faziam os cálculos, uma memória, caixas onde ficariam os cartões e um mecanismo para fazer entrada e saida de dados.Babbage não conseguiu concluir este invento.


Konrad Zuse (1910-1995) quando estudante, criou o Z1, uma máquina para fazer cálculos, em um sistema binário, diferente do invento de Babbage que era analítico e formado por 10 dígitos.Zusi seguiu seus inventos até em 1941 montar um computador à relês, eletromecânico e programável.


Nos Estados Unidos, Howard Aiken desenvolveu o projeto que Babbage iniciou.Com as peças do seu invento, que estava na universidade de Harvard, montou o Mark 1,sistema binário, á base de relês, com proposta de fazer cálculos mais rápido.Como não tinha condições de fazer esta máquina sozinho, conseguiu apoio da IBM.Como era uma empresa consolidada, voltada á área de máquinas de escritório, fez o primeiro passo com computadores, através deste esforço.Com isso construiu o Mark 1, com pouco interesse, pois achava que poucos iriam adquirir, no mundo inteiro.Hollerit foi o fundador da IBM e utilizava o computador para o ordenamento de dados do censo dos EUA.


A verdadeira evolução dos computadores se deu por meio da tecnologia que estes computadores eram construídos.Em 1672 utilizava-se os dispositivos mecânicos; e, 1831 pelos relês eletromecânicos; no inicio do século XX pela válvulas eletrônicas; em 1904 pelos diodos; 1907, pelos triodos; em 1947, a invenção do transistor; em 1953 com os transistores comerciais lançados no mercado.


Em 1941, tivemos, considerados, os primeiros computadores eletrônicos baseados em válvulas, o ABC (Atanasoff-Berry Computer) em uma universidade em Aiowa-EUA.No início, não era um computador de propósito geral, calculava soluções com equações lineares.O Colossus foi construído em 1944, no Reino Unido, para decodificar as criptografias alemãs.O Colossus não teve uma influencia forte no desenvolvimento dos computadores, porque era um esforço de guerra e  foi guardado por 30 anos, em segredo de guerra. Depois o governo britânico liberou para pesquisas.Nos EUA foi criado o ENIAC em 1945. com 18.000 válvulas, feia para cálculos balísticos, na época da guerra.A marinha que financiou o projeto, não o manteve com segredo de guerra, pois só foi concluído o projeto no fim da guerra.Ano á ano, de todos os países, vinham pessoas para desenvolvê-lo.


Com o advento dos transistores, em 1953, começou a transição das tecnologias para os computadores.Nesse ano construiu o primeiro computador transistorizado, o IBM 608.Em 1950 previa-se que no ano 2000 todos poderiam ter um computador, ocupando, apenas, um cômodo de suas casas.


Mas não foi bem assim que aconteceu com a evolução dos computadores.A evolução real foram pelos transistores, em meados da década de 50.Na década de 60, tivemos os primeiros circuítos integrados.Os circuítos combinavam dezenas de transistores em um pequeno local.Iniciou-se a possibilidade de construir computadores de pequeno porte para universidades, hospitais.A grande evolução dos computadores deu- se por conta da capacidade da integração.Cada vez mais podia-se colocar mais transistores em menores lugares.Na década de 70 surgiram os primeiros micro-processadores.O 4004 da Intel tinha um micro-processadores equivalente a 2300 transistores.Era utilizado para fazer calculadoras.Hoje, em um chip moderno temos em torno o equivalente á 5 bilhões de transistores.


É essa evolução que permite os computadores, dentro das nossas aplicações, criar nosso mundo digital.Hoje podemos fazer simulações na engenharia, cálculos complexos e controles de processos. A presença do computador, pela evolução, permitiu que aquela máquina  pensada como uma grande calculadora  tornasse esse elemento presente no nosso dia, cada vez mais. 

Evolução dos computadores, sua utilização, primeiros games, interfaces, surgimento da internet no mundo, primeiras experiências no Brasil. 

                                
            
Os dispositivos modernos utilizados hoje em dia são pen drive, cds, dvds, cartões de memória e os discos externos.Por meio destes dispositivos consegue-se transportar dados de forma confortável e prático do que se fizesse a conversão toda vez que fosse utilizar o computador.

                                 


A série "Bits e Bytes" conta um pouco da história do computador e mostra como funcionam suas principais partes. Explica também as diferenças entre digital e analógico, trata da importância da boa organização dos arquivos e fala sobre redes de computador e Internet.  
                                                                                                                                                                                                       


Texto - Conhecendo o Computador por Dentro    
          
-----------------------------------------------------------------------------------
Informática
VIDEO 2 : ELEMENTOS DA ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
Apresentaremos os blocos elementares que constituem um computador atual, suas funções e seus inter-relacionamentos, os conceitos de instruções, de dados e os principios da representação binária.
Prof. Ivan Luiz Marquez Ricarte

Computador: um sistema complexo
O computador está presente no nosso cotidiano, nas mais variadas formas: computador de mesa, portátil, smatfone, caixa eletrônico, super-computador.


Visão geral do computador: O computador tem que ter mecanismos para a entrada de dados, processar os dados, armazenar os dados e  saída de dados.Todos estes computadores encaixa-se nesta estrutura.


Representação dos dados no computador Representação "normal" de dados numéricos: base 10 (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,17,18,19,...) Representação usada em computadores para dados e instruções : base 2 (binário) (0,1,10,11,100,101,110,111,1000,1001,1010,1011,1100,1101,110,1111,...) Cada dígito binário é chamado de bit. O processador do computador recebe esses dados, processa e transforma em dados de saida. CPU fica na placa mãe, dentro do gabinete do computador.


CPU é um disposítivo programável.Ele tem instruções para, por exemplo, fazer uma soma através dos dados que recebe na entrada dos dados.Faz os cálculos por uma sequencias de passos, onde cada passo é determinado por um pulso de relógio, produzindo, assim, o resultado.


O que o computador evolui ao longo do tempo, em relação ás instruções. Os computadores mais antigos tinham poucas instruções.O que evolui com o tempo foi a quantidade de instruções que cada processador pode fazer.Ex: O Intel 4004, em 1971, tinha 46 instruções; em 2008, o Intel i7 tinha 1030 instruções. Outra coisa que varia é a complexidade de cada instrução.Uma vez que se tem mais transistores com possibilidades de fazer cálculos mais complexos, posso transformar isso em instruções disponibilizada ao programador. O tempo também varia para executar cada instrução.


O que também varia com o tempo é a quantidade de bits (de entrada e de saida) que vão ser usados para representar os dados.O Intel 4004 usava 4 bits.Nas décadas de 70/80 , os de 8 bits (1 byte).Já nas décadas de 80/90, 16 bits (2 byte).Depois vieram os de 32 bits e atualmente os de 64 bits (8 bites).È o tamanho da palavra do computador. A velocidade do relógio, também varia com o passar do tempo.Na década de 80, a velocidade era de 1 MHZ e hoe em dia, de 10 GHZ.


Vemos no gráfico que a curva da velocidade está achatando, chegando no ponto onde não dá mais para acelerar o relógio.Devido á evolução da velocidade está sendo necessário colocar mais processadores. Em cada pastilha estão instalando 2,4,8 processadores.Existe versões experimentais com centenas de processadores dentro de um chip.


A memória de um computador Os dados principais, depois de processados, vão pra memória principal ou primária.Essa memória tem que ser tão eficiente e rápida quanto o processador.Vários processadores já incorporam. dentro do próprio chip uma pequena memória auxiliar chamada memória cash, mantendo os principais dados para ser mais rápida no processamento.E quando esta memória precisa ser renovada, busca da memória principais novos dados de atualização.


A memória principal também é fruto da tecnologia de integração e com o tempo sua capacidade  e velocidade de operação vem crescendo.


A memória principal é volátil, ela mantem a informação enquanto se tem energia.è necessário ter uma memória secundária, não volátil, composta de discos magnéticos e discos de estado sólido (SSD),  mais utilizados nos dispositivos portáteis.Estes discos tem capacidades maiores que a principal.Por outro lado, o tempo de acesso é muito lento.


Dispositivos Periféricos É o terceiro componente principal do computador.É a relação dos dados entre o  mundo externo e o computador, módulos de entrada e saída.A função destes módulos é fazer a conversão de dados de fora pra dentro e de dentro pra fora.Dispositivos de entrada são teclados, microfones, mouses, canetas, telas, webcan e scanners.


Os dispositivos de saida fazem a tradução daquilo que o computador armazena internamente para um formato que o ser humano consegue entender.Dispositivos de saida são dispositivos de video (monitor) , de audio (fones de ouvidos), impressoras, projetores.Os dispositivos de armazenamento externo  são considerados.


---------------------------------------------------------------------------------------------
Informática
VIDEO 3 : COMPUTADORES: HARDWARE
Uma parte das funcionalidades do computador é realizada por meio de circuitos eletrônicos digitais; esse conjunto de circuitos constitui o hardware do computador. Neste encontro, apresentaremos o conjunto dos principais componentes de hardware usualmente utilizados em computadores atuais, com suas características e diferenças.
Prof. Ivan Luiz Marquez Ricarte

Hardware é o conjunto de circuitos eletrônicos que faz com que os computadores funcionem.È o conjunto de dispositivos que se combinam para realizar uma função. Temos os dispositivos passivos (resistores e capacitores) e um conjunto de semi-condutores (diodos e transistores).O circuito eletrônico abaixo é um amplificador de áudio; embaixo um sinal de entrada e a- cima um sinal de saída amplificado.Ao lado uma realização deste circuito.



Em   computadores,  não  é  este  tipo   de  circuito  que   se  encontra,  encontra-se  os  circuitos  digitais Toda informação é representada por bit (0,1).Os bits são associados á sinais de voltagem, nivel alto  é o 1 e nível baixo, o 0.Possuem resistores e transistores para realizarem alguma função.Abaixo, o circuito é para inverter o sinal de entrada, de 1 para 0.Ao lado sua representação.



O computador combina estas  funções em circuitos muito integrados, que são os circuitos que estão  dentro desta placa.



Aqui temos o processador e a memória.O processador recebe instruções da memória, executa os  dados de saída,  armazenado   novamente  na  memória. O  processador  busca  do  lugar  onde  está  armazenado  a informação.



Isto é uma memória dinâmica.Aqui vemos como que a informação é armazenada e lida na memória.Aqui
nós temos um bit armazenado, que pode selecionado, escrito e lido.


Aqui temos um tipo de memória estática, é mais rápida porque não precisa ser refrescada, a informação
fica permanente.Tem o mesmo tipo de formação, é um bit que pode ser selecionado, escrito e lido.


Quando   pegamos   uma  placa  de  memória, não temos este arranjo, porque os circuitos estão integrados,
estão combinados dentro de um chip.Abaixo temos um exemplo do primeiro circuito de memória ram de 1969 com 4 portas.Dentro deste chip haviam 64 bits.Abaixo, sua configuração.


Este é o ciclo que o processador utilizará para a execução das informações.Ele vai estar fazendo este
ciclo todo momento.
1-Busca da Instrução:o computador tem que saber qual a posição de busca da informação.O contador de programa busca no endereço da memória a informação.
2-Decodifica a Instrução: assim que o processador recebe a informação, ele decodifica para a linguagem
binária através da unidade de controle.
3-Executa a instrução: assim que souber as instruções da decodificação, ele executa a informação através
da unidade de execução.
4-Armazena o resultado: após a execução e guarda as informações concluídas e prepara para a próxima
tarefa a ser executada, através do contador de programa.


Toda execução é feita por operações lógicas (operações de bit  0 e 1).Os circuitos que implementam estas operações lógicas são as portas lógicas.Estas portas são integradas dentro de chips.Arranjos com mais complicadores foram introduzidos dentro dos chips.


Desde os primeiros processadores , até hoje se utiliza o mesmo arranjo, esta mesma organização abaixo.


O que mudou foi a quantidade de transistores que se coloca em cada chip.Conforme mostrado abaixo,
vem crescendo a cada ano sua quantidade.Nos anos 70 tinhamos 4000 transistores dentro de um chip.
Hoje  passa  de  1  bilhão.  A  organização  interna   é  sempre  a  mesma,  aumentando  tão  somente 
sua complexidade.



------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Informática
VIDEO 4 : COMPUTADORES: SISTEMAS OPERACIONAIS
Outra parte das funcionalidades de computadores é realizada pela execução de sequências de instruções, 
ou programas. O conjunto de programas de um computador constitui o  seu  software. Neste  encontro, apresentaremos um subconjunto do software que é essencial para a operação de qualquer computador: 
o sistema operacional, que realiza o papel de intermediador entre o hardware e os demais programas do computador.
Prof. Ivan Luiz Marquez Ricarte

O software de sistemas prepara o hardware para suportar a  execução das  tarefas  de natureza diversas mesmo utilizando o mesmo sistema de tempos antigos.O software define qual tarefa deverá ser executada, definir as diferentes naturezas de atividades.Software é um  conjunto  de  programas, uma  sequencias  de instruções para o processador.O processador executa um ciclo, onde ele busca uma instrução, decodifica, executa e armazena o resultado.



Linguagem Assembly -Os fabricantes definem o conjunto de instruções básicas compreendidas pelo processador;
-Instruções de máquina;
-Uma representação simbólica, textual, é associada à cada instrução de máquina;
-Instruções Assembly
Assembly ou linguagem de montagem é uma notação legível por humanos para o código de máquina que uma arquitetura de computador específica usa, utilizada para programar dispositivos computacionais, como microprocessadores e microcontroladores. A linguagem de máquina, que é um mero padrão de bits, torna-se legível pela substituição dos valores em bruto por símbolos chamados mnemónicos1 2 .
Por exemplo, enquanto um computador sabe o que a instrução-máquina IA-21 (10110000 01100001) faz, para os programadores é mais fácil recordar a representação equivalente em instruções mnemónicas MOV AL, 61h. Tal instrução ordena que o valor hexadecimal 61 (97, em decimal) seja movido para o registrador 'AL'.
A conversão da linguagem de montagem para o código de máquina é feita pelo montador ou assembler, que é basicamente um tradutor de comandos, sendo mais simples que um compilador.
Origem: Wikipédia


Linguagem programação de alto nível
Os  programadores  dificilmente  trabalham  com a linguagem assembly.Eles raramente produzem o código diretamente na linguagem simbólica do processador.Eles usam linguagem de programação mais próxima da linguagem humana e com maior oferta de recursos (C, C++, C#, Java, Fortran, Ada...).Cada linguagem tem um tradutor para a linguagem de máquina: compilador.

Um compilador é um programa de computador (ou um grupo de programas) que, a partir de um código fonte escrito em umalinguagem compilada, cria um programa semanticamente equivalente, porém escrito em outra linguagem, código objeto.1 Ele é chamado compilador por razões históricas; nos primeiros anos da programação automática, existiam programas que percorriam bibliotecas de sub-rotinas e as reunia juntas, ou compilava,Nota 1 as subrotinas necessárias para executar uma determinada tarefa.2 3O nome "compilador" é usado principalmente para os programas que traduzem
 o código fonte de uma linguagem de programação de alto nível para uma linguagem de programação de baixo nível (por exemplo, Assembly ou código de máquina). Contudo alguns autores citam exemplos de compiladores que traduzem para linguagens de alto nível como C.4Para alguns autores um programa que faz uma tradução entre linguagens de alto nível é normalmente chamado um tradutor, filtro5 ou conversor de linguagem. Um programa que traduz uma linguagem de programação de baixo nível para uma linguagem de programação de alto nível é um descompilador.6 Um programa que faz uma tradução entre uma linguagem de montagem e o código de máquina é denominado  montador  (assembler).5 Um programa que faz uma tradução entre o código de máquina e uma linguagem de montagem é denominado desmontador (disassembler).6 Se o programa compilado pode ser executado em um computador cuja CPU ou sistema operacional é diferente daquele em que o compilador é executado, o compilador é conhecido como um compilador cruzado.7Origem: Wikipédia

O processadores dedicados só executam uma única tarefa, um processador executando uma tarefa o tempo todo, como na demonstração abaixo:


Na prática não é bem assim, em cima de uma plataforma de hardware tem um conjunto grande de programas sendo executados de diferentes tipos.E como isso é organizado ?

O Sistema Operacional é quem organiza todas estas atividades de execução dos programas.Ele controla os recursos oferecidos pelo hardware.Ele é desenvolvido para os diferentes processadores.


Um sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) (em inglês: Operating System - OS)ou ainda software de sistema é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processadorgerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Embora possa ser executado imediatamente após a máquina ser ligada, a maioria dos computadores pessoais de hoje o executa através de outro programa armazenado em uma memória não-volátilROM chamado BIOS num processo chamado "bootstrapping", conceito em inglês usado para designar processos auto-sustentáveis, ou seja, capazes de prosseguirem sem ajuda externa. Após executar testes e iniciar os componentes da máquina (monitores, discos, etc), o BIOS procura pelo sistema operacional em alguma unidade de armazenamento, geralmente o Disco Rígido, e a partir daí, o sistema operacional "toma" o controle da máquina. O sistema operacional reveza sua execução com a de outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional.
Segundo alguns autores (Silberschatz et al, 2005; Stallings, 2004; Tanenbaum, 1999), existem dois modos distintos de conceituar um sistema operacional:
  • visão top-down pela perspectiva do usuário ou programador: é uma abstração do hardware, fazendo o papel de intermediário entre o software (programas) e os componentes físicos do computador, o (hardware); ou
  • numa visão bottom-up, de baixo para cima: é um gerenciador de recursos, i.e., que controla quais aplicações (processos) podem ser executadas, quando devem ser executadas e quais recursos (memória, disco, periféricos) podem ser utilizados.
A sigla usual para designar esta classe de programas é SO (do português, Sistema Operacional ou Operativo) ou OS (do inglês Operating System).Origem: Wikipédia


Quando inicia-se o computador, o sistema operacional organiza todos os programas, carrega todos os programas,  fazendo  um  gerenciamento  geral,  dos  recursos  do  seu  processador, da memória, dos dispositivos  externos,  por isso  que  demora   um pouco a inicialização e para usar o computador, não 
dando pra usar assim que liga, organizando todas as tarefas.

O sistema operacional controla os usuários com login e senha.Depois disso deia á disposição um conjunto de dispositivos ,aplicativos, por  meio  dos ícones,   na tela   de trabalho. Cada ícone permite selecionar o aplicativo que será executado pelo usuário.Cada aplicativo em execução (processo), demanda recursos do hardware.

Por conseguinte, não se pode desligar de uma vez o computador, pois ele precisa se organizar para desligar.



HARDWARE; CPU; MEMORIA RAM;PERIFÉRICOS ENTRADA, SAIDA E ARMAZENAMENTO;RELAÇÃO DOS PERIFÉRICOS COM MEMÓRIA RAM E CPU;SISTEMAS DE GRAVAÇÃO E LEITURA DE DADOS;SOFTWARES; SISTEMAS OPERACIONAIS; SISTEMAS ESPECIALISTAS;UTILITÁRIOS.
Prof. Walter Roque Gonçalves 

                       

A animação define o termo sistema operacional, além de conceituar e exemplificar suas principais tarefas. O vídeo explica o que é um gerenciamento (escalonamento) de processador. Ele também demonstra o gerenciamento de memória e seus dois mecanismos conhecidos como troca e memória virtual. Por fim, é detalhado o gerenciamento de dispositivos, desmistificando sensos comuns acerca da velocidade de computadores dual core.

                     



---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Informática
VIDEO 5 :SOFTWARE: aplicativos
Um panorama geral dos tipos de conteúdos manipulados por computadores atuais e dos aplicativos que os manipulam.
Prof. Ivan Luiz Marquez Ricarte


Os diferentes usos do computador proporcionados pelos diferentes tipos de programas e conteúdos.

Quando liga o computador, na tela inicial, apresenta-se o número de aplicativos que podem ser executados no computador.O sistema operacional representa estes diversos aplicativos através de arquivos.Os arquivos são representações digitais para os diferentes tipos de informações onde se armazena no computador.No disco terá um arquivo com uma pasta de dados, imagem ou música.

O sistema operacional oferece um mecanismo para identificar o arquivo que é o nome do arquivo.Este nome do arquivo é uma extensão do arquivo onde ajuda a identificar o conteúdo do arquivo.Estes arquivos podem ser organizados em pastas

Tipos de conteúdos digitais
Tudo no computador é digital.Uma imagem ou um arquivo nada mais é do que uma sequência de bits.Os formatos define esta sequência de bits para representar uma imagem, um arquivo.O formato interpreta as informações e o aplicativo de software trás o resultado á tela do computador.

Cada software aplicativo é projetado para manipular conteúdos em formatos específicos.Um aplicativo com formato de texto não lê o de de imagem

Aplicativos básicos: navegadores de arquivos
Um software faz a interpretação do disco, mostrando a localização do arquivo.O editor de texto trabalha com sequências de caracteres e tem também um aplicativo que faz a leitura destes textos.

Um conjunto de aplicativos pode desenvolver aplicativos para a elaboração de conteúdos mais organizados como planilhas, apresentações e textos elaborados conhecidos como Office.O aplicativo para elaboração de texto possui vários recursos para sua formatação.O aplicativo para elaboração de apresentações também possui vários recursos para sua aplicação.O aplicativo para planilhas utiliza, também, vários recursos para sua apresentação.

Há aplicativos para visualização de documentos, como PDF, Adobe, não podendo alterar seu conteúdo, sua produção é preservada.Há, também, aplicativos para visualização de imagens, como o JPG, PNG.Há aplicativos para alterar as imagens, os editores de imagens, como o Paint, photoshop.Há aplicativos para reproduzir áudio e vídeos, como Média Player, WAV.Há aplicativos para alterar este áudio e o vídeo, como mouve maker, audacet.Há aplicativos utilizados na engenharia que é os de cálculos e simulações.

Software aplicativo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Aplicativos)
OpenOffice.org é um exemplo de um aplicativo.
GNU Image Manipulation Program (GIMP), versão 2.4.3. GIMP é um Software livre.
Janela do Firefox 4.0 no Ubuntu.
Janela do Google Chrome no Ubuntu.
Cliente de e-mails Thunderbird.
Notepad++.
Software aplicativo (aplicativo ou aplicação) é um programa de computador que tem por objetivo ajudar o seu usuário a desempenhar uma tarefa específica, em geral ligada a processamento de dados. Sua natureza é diferente de outros tipos desoftware, como sistemas operacionais e ferramentas a eles ligadas, jogos e outros softwares lúdicos.

Categoria

Programas de computador podem ser divididos em duas classes gerais: Software de sistema e Software Aplicativo .
Software de sistema são programas de computador de baixo nível que interagem com o computador num nível muito básico. Podemos citar como exemplos o Sistema Operacional, o firmware (um exemplo de firmware é a BIOS do computador), drivers de dispositivos e a interface gráfica que permite ao usuario interagir com o computador.
Software Aplicativo (normalmente referido como apenas Software) é um software que permite ao usuario realizar uma tarefa especifica. Podemos citar vários exemplos como o Microsoft OfficeInternet ExplorerAdobe Photoshopnavegadores, etc.

Software Livre, Software Proprietário e Software Comercial

Software Proprietário é um software que é licenciado com direitos exclusivos para o produtor.1 . Para fazer uso ou qualquer alteração no programa (quando possível) é necessário a compra de uma licença . Alguns dos mais conhecidos softwares proprietários são o Microsoft Windows, o Microsoft Office, o RealPlayer, o Adobe Photoshop, o Mac OS, o WinZip, algumas versões do UNIX, entre outros.
Software Livre, segundo a definição da Free Software Foundation, é qualquer programa que possa ser utilizado, copiado, estudado e redistribuido sem restrições2 . O Software livre respeita os direitos dos utilizadores permitindo que partilhem com outros o que aprenderam, já respeitante ao lucro, não se opôem ao software vendido almejando lucro (software comercial) desde que respeitem o copyleft.
Software comercial é um software criado com o objetivo de gerar lucro para a empresa que o criou seja pela venda de licenças ou pela utilização de anúncios no programa. Um software comercial muito utilizado é o Windows Live Messenger (antigo MSN Messenger). O programa é considerado um software comercial pois embora seja propriedade da Microsoft e consequentemente, de código fechado, ele gera lucro para a empresa através dos diversos anúncios presentes no programa.

Classificação

Aplicações de softwares são divididas em duas categorias: aplicações horizontais e aplicações verticais. Aplicações horizontais são as mais populares em departamentos e empresas. Aplicações verticais são produtos que atendem a um determinado nicho, para um tipo especifico de negócio ou divisão de uma companhia .




                 14 programas para Windows que deveria  instalar

    

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Informática
VIDEO 6 : A lógica dos aplicativos
Compreendendo a estrutura e a lógica de operação comum a todos os aplicativos de software, bem como sua relação com o sistema operacional e os recursos de hardware do computador.
Prof. Ivan Luiz Marquez Ricarte


A criação dos conteúdos

É quando usa-se um aplicativo para criar do zero, de uma página em branco.Pode-se criar um documento de writer, planilha do calc ou apresentação do impress. 


Todo aplicativo de escrita, na parte superior, possui uma barra de título , aplicativo utilizado e botões para manipular a janela.Na parte inferior, possui uma barra de status, onde informa sobre o documento que está manipulando.Na barra de menu, encontra-se: arquivo,editar, exibir,inserir, formatar, tabela, ferramenta, janela e ajuda.Quando se abre uma das opções, tem-se um elenco de opções, de funcionalidade que o aplicativo oferece.Na barra de ferramentas são colocados os mais utilizados para fácil acesso.Na área de edição é onde manipula o conteúdo, dependendo do que está fazendo: um texto, cálculos, ou desenhos.


Todas estas informações estará localizado na memória principal.A memória principal ( volátil, primária) é a memória que se perde quando desliga o computador.A memória secundária é a memória que fica localizado no disco rígido, onde fica permanente.Para mudar as informações da memória primária para a memória secundária, utiliza-se a opção salvar do aplicativo definindo qual pasta, arquivo e formato que este conteúdo será armazenado.

No aplicativo de cálculo encontra-se os mesmos aplicativos de execução, mudando alguns comandos, mas a lógica do aplicativo será a mesma.

Isto não se restringe aos documentos do Office, aparecendo, basicamente em todos aplicativos de software: fotografia, fórmulas matemáticas, partituras, músicas, vídeos, etc.Utiliza-se a mesma estrutura, a mesma lógica, se não salvar perde tudo, mudando,as vezes, a linguagem.

Os aplicativos de software utilizam uma lógica comum para interagir com o usuário, independente do conteúdo que manipulam.Cada aplicativo define os comandos relevantes para o tipo de conteúdo que manipula.Os principais conteúdos são disponibilizados em barras de ferramentas, que podem ser configuradas.É fundamental salvar as modificações realizadas.

Gerenciando pastas e arquivos no computador


Publicado em 30/04/2013

O quarto episódio da série "Bits e Bytes" explica como gerenciar conteúdos diversos, como fotos, textos e vídeos, usando pastas e arquivos. Ensina também como se proteger dos vírus de computador.
Fonte: TV Escola.


                   

Google Docs - Video Aula


Enviado em 27/10/2007

Video Aula sobre o Google Docs preparada pelo professor Rodolfo Nakamura para a disciplina Comunicação Digital


                             




---------------------------------------------------------------------------------------------------
Informática
VIDEO 7 : Planilhas para Engenharia
Uma introdução a um dos aplicativos mais utilizados por engenheiros: a planilha eletrônica. Apresenta o conceito e a estrutura básica de planilhas por meio de um exemplo usando o LibreOffice Calc.
Prof. Ivan Luiz Marquez Ricarte

Aspectos essenciais de software de apoio ao cálculos em tabela
Software de planilha eletrônica

Organiza valores em tabela
  • Linhas e colunas
  • Cada posição (cruzamento de uma linha com uma coluna) é a célula.
Permite a realização de cálculos envolvendo esses valores
  • Valores nas células podem ser inseridos diretamente ou derivados a partir de outros valores.


Elementos Básicos de uma Planilha
Quando acionamos o software de planilhas, abre a edição com uma planilha em branco.No aplicativo tem praticamente os mesmos elementos do aplicativo de texto: menu, título, ferramentas, etc.As células vazias estão associadas em linhas e colunas.

                                                               Entrada de valores


                                                                    Fórmulas


Formatação

Gráficos



Planilhas Prontas
As planilhas são recursos tão usados na engenharia que podemos encontrá-las prontas na internet.Muitas vezes temos sites com dados disponíveis, como exemplo, o site do IBGE.Há muitos sites com programas de cálculos para engenharia.



Microsoft Excel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Microsoft Office Excel é um editor de planilhas produzido pela Microsoft para computadores que utilizam o seu sistema operacional,Microsoft Windows, além de computadores Macintosh da Apple Inc. e dispositivos móveis como o Windows PhoneAndroid ou o iOS. Seus recursos incluem uma interface intuitiva e capacitadas ferramentas de cálculo e de construção de gráficos que, juntamente com marketing agressivo, tornaram o Excel um dos mais populares aplicativos de computador até hoje. É, com grande vantagem, o aplicativo de planilha eletrônica dominante, disponível para essas plataformas e o tem sido desde a versão 5 em 1993 e sua inclusão como parte doMicrosoft Office.

Exemplo: Como realizar um cálculo simples no Excel
Comando para fazer o cálculototalizador
= colunaAlinha1 + colunaBlinha1para somatório
= soma(colunaAlinha1:colunaAlinha8)para somatório
= colunaAlinha2 - colunaBlinha2para subtração
= colunaAlinha3 / colunaBlinha3para divisão
= colunaAlinha4 * colunaBlinha4para multiplicação
= colunaAlinha5 ^3para potênciação
= colunaAlinha6 * 10%para porcentagem
= (colunaAlinha7 + colunaBlinha7) /100para porcentagem
= (colunaAlinha8 + colunaBlinha8) * 20%cálculo composto

Curso Excel: Video#1-Características Básicas e Exemplo Engenharia

Publicado em 05/03/2012
Visitem o Blog : http://engenhariacotidiana.com/
Começando o Curso Excel para Engenheiros. Nesse vídeo passo as características básicas do programa Excel e um exemplo de Engenharia fazendo um simples orçamento para a construção civil.

                         

Regressão Linear Simples - Ajuste de Reta


Publicado em 17/09/2013

Neste vídeo introdutório à Análise de Regressão, você verá como ajustar uma reta aos dados no Excel e fazer uma previsão a partir da equação da reta.

           



----------------------------------------------------------------------------------------------
Informática
VIDEO 8 : Planilhas: tendências e projeções
Uma visão geral dos tipos de gráficos que podem ser produzidos em planilhas e dos mecanismos utilizados para analisar tendências e calcular projeções de valores a partir dos dados existentes.
Prof. Ivan Luiz Marquez Ricarte

Exemplo
Como parte de um trabalho para avaliar a demanda energética para a cidade  de São Paulo, você precisa obter dados sobre a evolução do número de habitantes na cidade.

1) Fontes de bases de dados
A fonte comum é o IBGE.Obtendo estes dados, teremos em nossa planilha Excel.

2) Seleção do tipo de gráfico
Na opção inserir, teremos vários tipos de gráficos.O gráfico será escolhido segundo a necessidade dos dados.O mais adequado para esta pesquisa é o gráfico de dispersão.

3)Tendências e projeções
Na função tendência, retorna os valores estimados para valor (valores) de X  desejado, a partir dos valores existentes de X e Y.

4) Linha de Tendência
Há opções destas linhas de tendências, no excell.Na formatação do eixo pode-se mudar a linha do X.

5)Parâmetros da Interpolação linear
A função proj.lin retorna os valores M e B da equação. Y=Mx+b

Proj.lin é uma função matriz, função que retorna mais de um valor:

  1. Marcar as células que vão receber os resultados
  2. F2
  3. Entrar na fórmula
  4. Terminar com contrl+shift+enter
----------------------------------------------------------------
Video Aula 9 : Aplicativos para computação numéricaOs riscos associados aos usos de planilhas para a realização de cálculos com grande volumes de dados e a apresentação de alternativas mais robustas: os  aplicativos de  computação  numérica. São apresentados os três passos  básicos  para  a  utilização desse tipo de aplicativo e exemplos de constantes, funções e módulos complementares.Prof. Ivan Luiz Marquez Ricarte
Planilhas : Ferramentas básicas- Entrar ou importar dados- Realizar cálculos básicos- Operações aritméticas e estatísticas- Realizar análises sobres os dados- Regressão e projeção
Planilhas são boas para análises rápidas, um rascunho; para algo mais complexo, mais, detalhado, é recomendável utilizar-se de ferramentas mais robustas.
Riscos associados à planilhas- Separação de dados de suas fontes- Redundância por compartilhamento- Introdução de erros em análises e transformações de dados manuais- Dificuldade no gerenciamento de configuração- Tamanho dos arquivos- Ausência de metadados e documentação
Alternativas ás planilhas para a realização de computações numéricasMATLAB : é um software comercial que realiza computação numérica utilizado á programação de sinais, processamento de imagens e de videos, computação financeira e biológica.GNU OCTAVE é um software próximo ao Matlab, com mesma leitura.FREE MAT  também é um software livre com versões para windows, linux, com conceito Matlab.SCILAB com mesma estrutura porém com alguns comandos diferentes
Três Passos Básicos
  1. Definir as variáveis que serão avaliadas (conceito utilizado : matriz)
  2. Definir a função que deseja avaliar (variáveis acima como entrada)
  3. Visualizar o resultado ( funções gráficas do aplicativo)
Usa-se na engenharia
  • Variables
  • Exponential
  • Trigonometria
Planilhas tem problemas; podem ser úteis, serve para cálculos rápidos.Para os sérios, mais elaborados, busca-se software de computação numérica.             ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------                            Informática
Video-Aula 10 - Aplicativos para computação simbólicaUma visão geral dos aplicativos que resolvem equações e realizam cálculos por meio de manipulação simbólica, com uma introdução ao aplicativo livre Maxima.Prof. Ivan Luiz Marquez Ricarte

Recursos disponível no computador para manipular fórmulas matemáticas e resolver questões





Para termos um mesmo resultado de outra maneira, utilizamos um software de computação numérica

Existem métodos que podem ser aplicados a polinômios para encontrar suas raizes
- Objeto de estudo do Cálculo numèrico
- Usados pelos aplicativos de computação numérica



Solução para Computação Simbólica
MACSYMA : software de manipulação simbólica desenvolvido no MIT entre 1968 e 1982.Entre 1982 e 2001, teve uma versão (MAXIMA) mantida por Willian Schelter na Universidade do Texas.Eram utilizados pelos departamentos de defesa e energia.

Licença GPL (software livre) desde 1998,Descendentes comerciais: Maple, Mathemática, Matcard.





Conceitos e recursos básicos do aplicativo de computação gráfica






Em síntese
Muitas opções de planilhas para realizar cálculos
- Planilhas ( soluções rápidas mas pouco robusta)
- Aplicativos de computação numérica (soluções mais confiáveis, podem requerer programação)
- Aplicativos de computação simbólica (manipulam expressões e realizam cálculos numéricos)



Aula 2 (SciLab) Criando o primeiro programa no scilab


                      

Utilizando o programa Maxima


                  

-------------------------------------------------------------------
Informática

Video-aula 11 - Recursos informacionais disponíveis na Web para fins tecnológicosApresenta recursos informacionais disponíveis na Web que podem ser necessários para fins tecnológicos e de inovação. Prof Maria Cristiane Barbosa Galvão
Inovação é o desenvolvimento do processo de um produto novo ou de um produto já existente.Os processos  de  desenvolvimentos  são comuns  em empresas de engenharia, de  tecnologia e de bio-tecnologia.Os recursos informacionais são muito  importantes  para o profissional de engenharia, de computação compreenda.
Na  web há  muitas plataformas onde encontrará  diversos especialistas.No caso brasileiro, encontrará a plataforma LATTES: currículo  de pesquisadores, especialistas, profissionais que possuem doutorado, mestres,   graduando, brasileiro  ou  estrangeiros  que tenham se cadastrado.No diretório dos grupos de pesquisas do Brasil, encontraremos grupo de pessoas que estudam pesquisas ou temáticas.Na plataforma pode pesquisar especialistas sobre produtos específicos.
Muitas universidades apresentam plataformas que divulgam seus professores, especialistas e pesquisados que fazem parte do corpo de profissionais, por exemplo, a plataforma Somos Unicamp.
É  importante  conhecer  Instituições  de  pesquisas,  de  capacitação  profissional e associações profissionais.Por exemplo, sites da USP, UNICAMP, verificar quais as pesquisas que estão sendo desenvolvidas no momento.
Nos processos de inovação tecnológico é muito importante saber o que as melhores universidades do mundo estão  desenvolvimento  nas temáticas  que querem  inovar.Há  sites com ranking das melhores universidades e suas atuais pesquisas.Ex: Harvard.
Também    podemos  encontrar  na  web,  associações  profissionais , como  exemplo,  a  ABEPRO, associação de engenharia de produção. Por esta associação pode-se encontrar eventos  da área, cursos que estão sendo realizados, quais os cursos existentes no Brasil e informações que esta área está pensando no momento.
É  importante, também, conhecer fabricantes, fornecedores  e concorrentes.Pode acessar sites de empresas relacionadas ao segmento desejado, veículos de informações especializadas.O monitoramento dos concorrentes é fundamental no processo de inovação tecnológica.
É importante saber o que os consumidores pensam de um determinado produto ou serviços.Analisar sites de reclamação de produtos, blogs especializados, redes sociais.
É importante conhecer publicações científicas, disponíveis na web.Vamos encontrar artigos científicos, teses e dissertações, ricas informações no processo de inovação tecnológica.Ex: webqualis, Scielo - recupera artigos científicos, CAPES, Bibliotecas digitais.
Por meio das patentes,  pode-se verificar quais produtos já foram desenvolvidos e que estão registrados, como exemplo, o INPI, Instituição Nacional de Propriedade Industrial, CAPES, OMPI.
Precisa  conhecer  normas  técnicas   referentes  á produtos e serviços que vai se relacionar.As normas apresentam um consenso sobre o que vários pesquisadores  pensam ou recomendam em um determinado produto ou processo.Ex: ABNT.
Um recurso informacional importante são congressos, feiras e exposições, lugares onde pode encontrar as  últimas  inovações  tecnológicas. saber sobre  a tecnologia que quer melhorar.Os eventos de tecnologia tem suas periodicidades .Tem de estar atento com os eventos que virão.
Na web encontramos fontes de dados,  como exemplo, o IBGE, onde saberemos qual população se envolverá ou relacionará com o produto ou serviço que vai desenvolver.
Existem na web muitos recursos para fins tecnológicos e fins de inovação tecnológica.
                                  --------------------------------------------------------------------------------------                               Informática
Video-aula 12 - O software na estruturação do texto técnico-científicoApresenta estruturas de textos técnico-científicos e apresenta como criar estruturas de textos técnico-científicos por meio do software para a produção e a edição de texto.                                                       Prof Maria Cristiane Barbosa Galvão
              

Funcionalidades básicas- Realizar alterações controladas- Mesclar diferentes linguagens- Incluir paginação automática- Incluir sumário ...
Textos Técnicos científicos- Resumo expandido: inclui objetivos, materiais pesquisados, resultados, conclusões e as referências bibliográficas.


Trabalho de Conclusão de Curso, dissertação (mestrado) e tese (doutorado)- Capa- Agradecimentos- Resumo em português ( 1 parágrafo )- Resumo em inglês ( abstratic )- Sumário ( estruturação do trabalho)- Conclusão- Referências bibliográficas- Opcionalmente inclui-se figuras- O trabalho possui cerca de 50 páginas
Artigo Científico- Capa- Introdução- Referencial teórico- Metodologia de pesquisa- Resultados do estudo- Considerações finais- Referências bibliográficas
Relatório Técnico- Capa- Sumário- Introdução- Metodologia- Resultados observados- Recomendações
Estruturação de Texto (word)- Acessar o software de edição de texto- Criar um novo documento em branco- No documento em branco, criar os elementos obrigatório exigidos na formulação do trabalho. iniciando com a capa.- Preparar, na segunda página, o sumário, usando quebra de página.- Estruturar a Introdução, Objetivos, Metodologia,  Resultados e Conclusão.- Depois que preparar a estrutura documental, incluir um sumário automático.- Estruturar o sumário.- Salvar como...- Abrir  arquivo salvo e exibir estrutura de tópicos.
Normas Técnicas- Para relatórios técnicos- Para resumos técnicos científicos- Para estruturação de palavras-chave- Para dar qualidade , melhor apresentação                                                                                                    Texto - Texto técnico científico                                      Texto  - Trabalho de conclusão

Letramento digital - Aula 9 - Busca na Web, engenhos de busca e ferramentas avançadas 


Letramento digital - Aula 10 - Portais na Web

Letramento Digital - Aula 12 - A dimensão multimídia da Web

Letramento digital - Aula 13 - Software para a produção e edição de texto

Letramento digital - Aula 14 - Softwares para a produção e edição coletiva de textos

Letramento digital - Aula 15 - Usos dos softwares para a produção e edição de textos


Letramento digital - Aula - 16 - Softwares detectores de plágio
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------                            Informática
Video-aula 13 - O software na elaboração de texto técnico-científicoApresenta os elementos típicos de um texto técnico-científico, como relatórios, monografias e artigos. Introduz os recursos presentes em editores de documentos para a elaboração de um texto técnico-científico, bem como os recursos de gerenciadores de referências bibliográficas. Apresenta também o software LaTeX para a construção de documentos técnico-científicos complexos.                              Prof. Ivan Luiz Marquez RicarteOs elementos tipicamente presentes em um texto técnico-científico      Páginas típicas de um texto-científico: é um trabalho elaborado  na carreira acadêmica, um relatório, um  trabalho de disciplina.Como exemplo, temos um texto-científico do Shannon, de 1938, com diagramas, equações e quadros com tabelas.O texto de Klainrock, de 1969, temos equações, figuras e referências ao longo do trabalho.Comparando com um texto atual, percebemos que os elementos são os mesmos.A diferença está na qualidade do texto   e na  utilização de software de edição de textos.Elementos do texto-científico  -Citações e referências: seja qual for a disciplina, em um texto acadêmico terá citações e referências.Exemplo: em um texto aparece um número que direciona á referência.Em outro texto, aparece o nome do autor da citação e o ano da referência.-Tabelas:    textos com conteúdo numérico e com legendas para as referências.-Quadros:  textos com conteúdo textual e com legendas para as referências.-Figuras: textos com representações com fotos, mapas, diagramas, gráficos associados á legendas.-Equações: utilizados, principalmente em textos de matemática, engenharia, física, associadas á números para indicar as referências.Editores de documentos Quando precisar indicar uma referência em um determinado texto, no editor, de textos, na aba de referências, inserir citação e criar a fonte bibliográfica.Após o preenchimento, o editor insere a citação no texto com o estilo escolhido.No final do texto, fazer a síntese das citações indicadas no texto através da opção bibliografia, no editor, listando geral as bibliografias na formatação e ordem especificada.   Software Organizador de Referências                                                                                               - Mendeley: pode-se criar pastas por assuntos, inserir arquivos em PDF.Uma das facilidades que este aplicativo oferece é extrair informações do próprio documento.Pode inserir as referências no documento através do VIEW, listando as citações e escolhendo o estilo.Pode-se utilizar plugins escolhendo as diversas linguagens para editar os textos.Editores de documentos: quadros e tabelas                                                                                       No Word encontra-se opções para inserir tabelas, tanto cruas como com templates (modelos).Pode-se inserir uma tabela vindo de outro arquivo, como Excel; pode-se utilizar as ferramentas de layout; pode-se inserir legendas.Editores de documentos: figuras                                                                                                         Pode-se utilizar os recursos de ferramentas do próprio editor; pode-se utilizar de outros software e inserir; trazer diagramas de outros programas.Editores de documentos: equações                                                                                                   Utiliza a ferramenta de inserir equação no documento; utilizar templates apropriados para formular as equações.Alternativas para a edição de textos técnico-científico quando o doc for muito grande        Latex: é muito utilizado por profissionais na composição de muito conteúdo, imagens, equações.Pode utilizar online, editando em grupo; incluir citações e referências; quadros , tabelas, figuras, equações.        
          




tutorial fórmulas em word 2007

                          


--------------------------------------------------------------------
Informática
Video-aula 14 - O software na elaboração de texto técnico-científicoApresenta os elementos típicos de um texto técnico-científico, como relatórios, monografias e artigos. Introduz os recursos presentes em editores de documentos para a elaboração de um texto técnico-científico, bem como os recursos de gerenciadores de referências bibliográficas. Apresenta também o software LaTeX para a construção de documentos técnico-científicos complexos.                                     Prof Maria Cristiane Barbosa GalvãoRecursos necessários no planejamento de apresentações públicas                                                        Apresentações públicas são situações nas quais você precisa expor um conteúdo informacional, um processo, um produto, um serviço, seja para os colegas de trabalho, de faculdade ou congressos e eventos.    -     Informações sobre o evento
  • Programa                                                                                                                                                                               
  • Palestrantes
  • Tema
  • Duração
  • Perfil do apresentador
  • Objetivo do convite
  • Público-alvo
  • Recursos
  1. Existem regras para as apresentações: em concursos, em congressos.                                Informações sobre o tema
  2. Recursos bibliográficos
  3. Recursos visuais
  4. Exemplos
  5. Questionamentos
  • Recursos materiais e tecnológicos
  • Um bom computador
  • Software
  • Microfone
  • Câmera Internet
  • Passador de slides
  • SCREENSHOT pode-se capturar telas do computador
  1. Preparação do conteúdo da apresentação
  2. Delimitação do escopo
  3. Definição da forma de organização
  4. Criação de slides
  5. Definição do estilo da apresentação (cores, recursos sonoros e efeitos especiais)
  • Preparação do discurso
  • Definição da fala
  • Treino de apresentação
  • Cronometragem
  • Tempo para o planejamento

Recursos a serem empregados durante a apresentação pública

  • Testar os software
  • Computador funcionando
  • Projetos
  • A internet está funcionando
  • Microfone
  • Sistema de som
  • Iluminação 
  • Passador de slides
  • adaptadores
  • Começar agradecendo
  • Ter fichas de frases chaves
Recursos a serem empregados após a apresentação
Ter questões para o públicoAgradecerColetar o feedbackCompartilharApós a apresentação, ficar para compartilharSLIDESSHARE compartilha a  apresentação
Letramento digital - Aula 17 - Softwares para a producao e edicao de apres  

Letramento digital - Aula 18 - Apresentações apoiadas por software e o metadiscurso visual

-------------------------------------------------------------------------------

Claudio Antonio Pereira
Engenharia da Computação
Sábado á Tarde